Browsing by Author "Marques, Catarina Patrícia Almeida"
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- Práticas de ensino supervisionadas e uma abordagem sociológica ao trabalho da escolaPublication . Marques, Catarina Patrícia Almeida; Cardoso, Ana Paula; Ramalho, HenriqueEste relatório final é composto por duas partes, sendo que uma delas faz um registo global acerca do estágio desenvolvido, tanto a nível da Educação Pré-escolar como do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), mencionando, principalmente, as exigências do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um texto que comporta uma reflexão sobre determinados aspetos pedagógicos, que visam a promoção de aprendizagens efetivas e significativas dos alunos. A segunda parte deste relatório final, consiste numa investigação sobre o trabalho da escola e dos professores com os alunos oriundos de estratos socioculturais desfavorecidos, tendo como suporte uma orientação sociológica. Este estudo faz uma abordagem da evolução que a educação sofreu ao longo dos últimos tempos, dando ênfase ao ensino de elites, que se baseava nas práticas tradicionais/expositivas, e ao ensino de massas, que se perspetiva uma prática direcionada para o construtivismo. Este último suscitou, ao longo do relatório final, uma análise da heterogeneidade social e cultural, é-lhe dado também uma maior relevância, pois a prática pedagógica e curricular assume uma especial importância face à caraterização da população escolar, de modo a dar resposta às suas dificuldades/necessidades. As alterações curriculares e pedagógicas face à diversidade cultural dos alunos, envolvem certos problemas estruturais da educação, tais como o mando centralizado que os documentos normativos exercem sobre o funcionamento das escolas. Neste caso, a impotência da escola em relação ao combate das desigualdades sociais, torna-se evidente, implicando aspetos como a seletividade escolar, as pré-noções concebidas pelos professores, os códigos linguísticos e a metodologia aplicada. Face às abordagens teóricas e empíricas, reforçamos o facto de que a organização escolar do estudo evidencia uma visão mais ampla no que diz respeito ao desenvolvimento e gestão curricular, apostando na superação dos problemas escolares anteriormente suscitados.