Browsing by Author "Martinho, Ana Maria Correia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Inovação e rendibilidade: o caso das empresas do setor têxtil portuguêsPublication . Martinho, Ana Maria Correia; Pinto, António Pedro Martins Soares; Henriques, Carla Manuela RibeiroEste estudo tem como principal objetivo analisar o contributo da inovação para a rendibilidade empresarial. A revisão da literatura permite identificar um conjunto de atributos que condicionam a rendibilidade (inovação, globalização, vantagens/estratégias competitivas, parcerias/alianças, formação de clusters, empreendedorismo e internacionalização, entre outros), centrando-se este estudo na inovação. A inovação constitui-se o elemento-chave para a melhoria de desempenho das empresas, na medida em que permite agregar valor aos produtos, diferenciá-los dos restantes e aceder a novos conhecimentos e mercados, permite, melhorar os processos, diferenciar os produtos/serviços face aos concorrentes, constituindo-se, deste modo, num fator dinamizador da rendibilidade empresarial. A realização do presente estudo sugere que as empresas inovadoras apresentam maior rendibilidade. Constatou-se também que quanto maior é a dimensão da empresa e a relevância dos mercados externos no seu volume de negócios, maior é a propensão para inovar.