Browsing by Author "Martinho, Helena"
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- Building on teachable moments: issues for teacher educationPublication . Ferreira, Rosa; Martinho, Helena; Menezes, LuísSeveral authors have given attention to the notion of didactical knowledge, which is not consensual (Ponte, in press). We consider didactical knowledge as being related to aspects of teachers’ practices, “essentially oriented towards action” (Ponte, 1999, p. 61), and involving four dimensions: knowledge of the curriculum, knowledge of mathematics, knowledge of students and their learning processes, and knowledge instructional processes in the classroom (Ponte & Oliveira, 2002). The didactical knowledge has a dynamic character because the experiences teachers encounter in their practice constantly shape it (Ponte & Santos, 1998).
- A comunicação nas práticas de jovens professores de MatemáticaPublication . Ponte, João Pedro; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; Menino, Hugo; Pinto, Hélia; Santos, Leonor; Varandas, José; Veia, Luciano; Viseu, FlorianoEste artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores, em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais, a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os que apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio.