Browsing by Author "Martins, Anthony Edgard Marques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Arquitetura Data Warehouse para relatórios de Business Intelligence: Estudo de Caso na ConstructelPublication . Martins, Anthony Edgard Marques; Sá, Filipe Alexandre Almeida Ningre deOs Sistemas de Informação (SI) são considerados essenciais em todas as organizações, desempenhando vários papéis importantes e vitais, principalmente no suporte às operações, às tomadas de decisão e na vantagem competitiva e estratégica do negócio. Tendo em conta o aumento substancial do volume de dados recolhidos nas organizações, é essencial reunir o máximo de informação legível e verídica, agrupando diferentes conjuntos de dados em bases de dados (BD), para que possam ser usadas, a nível operacional, e para necessidades internas à organização. No contexto desta realidade, a Constructel (empresa do Grupo Visabeira), de forma a não entrar em conflito com as operações do dia-a-dia, e com visão focada na gestão otimizada de indicadores, necessita reformular e evoluir constantemente de estratégia, tendo optado pela criação de uma arquitetura Data Warehouse (DW) adequada a atualidade do negócio e do volume crescente de dados. Para poder responder a todas as necessidades e possibilitar uma gestão eficiente de indicadores, o objetivo principal deste Projeto focou-se no desenvolvimento de uma plataforma de Business Intelligence (BI), sustentada numa arquitetura Data Warehouse capaz de apresentar os resultados dos indicadores em formato de Dashboards e Relatórios para dotar e melhorar a gestão de negócio na organização com uma visão simplificada e real da atualidade aos gestores, de forma a facilitar a tomada de decisões. Com foco no problema e na sua resolução, este projeto teve o seu processo inicial na recolha de dados, utilizando métodos de importação adequados para grandes volumes de informação e para extração de dados a partir de ficheiros CSV e XLS, utilizando scripts criados em SQL (Script Query Language), incluindo também importação de dados por Interface de Programação de Aplicações (API) provenientes da plataforma cliente utilizada no dia-a-dia da operação. A posteriori, através de técnicas de Extração, Transformação e Armazenamento (ETL, do inglês Extract, Transform and Load), apenas a informação considerada essencial e útil é armazenada em DW e utilizada à posterior pela plataforma de BI. Através da revisão da literatura e da redação do Estado da Arte, denota-se a importância em conseguir detalhar eficazmente os dados recolhidos e em armazenar toda a informação relevante num ou vários repositórios DW (denominados de Data Marts – DM), dependendo da sua abrangência e significado. Com a recolha de informações relevantes no DW, e com a implementação de uma plataforma direcionada para a gestão e análise “inteligente” de toda a informação relativa aos Indicadores, torna-se mais fácil obter Dashboards e Relatórios essenciais para a divulgação de resultados e soluções plausíveis dentro do negócio e da organização. Permitir uma visão esclarecedora e intuitiva do negócio em tempo real é mais um fator relevante e característico da solução implementada. Outro aspeto importante e integrado na solução implementada é facilitar a gestão diária de Indicadores na organização, relembrando que é importantíssimo não interferir nos processamentos do lado operacional, utilizando para tal acontecer, os dados armazenados em DW. A ferramenta Microsoft Power BI foi utilizada na implementação da plataforma BI, permitindo apresentar uma visão realista do negócio e dos resultados dos indicadores através de Dashboards, e com base nas informações recolhidas no DW. Para aumentar o relevo da organização e a satisfação para com os clientes, a necessidade de evolução e de acompanhamento das tecnologias é muito importante. É através desta necessidade que surge a estruturação e implementação da plataforma BI, por forma a permitir automatizar a generalidade das funcionalidades relacionadas com os Indicadores da organização e elevar o negócio a um patamar exemplar. A meta para se obter um “bom produto final” está na constante evolução dos SI e conhecimentos gerais do respetivo negócio da organização. Fornecer informação real e útil aos gestores operacionais, facilita o processo de tomada de decisão e permite manter o foco na operação diária no terreno, permitindo assim, elevar o nome da organização num patamar importante a nível de conhecimento e competitividade. A leitura inteligente da informação torna mais fácil e simples a escolha da decisão.