Browsing by Author "Martins, Liliana da Rocha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Práticas de ensino supervisionado e os contextos socioculturais no 1º CEBPublication . Martins, Liliana da Rocha; Ramalho, Henrique; Lacerda, CarlaO presente Relatório Final de Estágio é composto por duas partes. A primeira consiste numa reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas no estágio, tanto a nível da Educação Pré-Escolar como do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se perspetiva sobre aspetos pedagógicos e didáticos e as competências essenciais aos profissionais, para a promoção de um ensino de qualidade. A segunda parte trata-se de uma investigação empírica que pretende averiguar a relação entre os contextos socioculturais e o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Orientado por um registo sociológico e político, este trabalho faz referência mais específica a aspetos da sociologia da educação, nomeadamente sobre a influência do handicap sociocultural no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Do ponto de vista teórico conceptual propõe-se um debate com diversos contributos de autores desta área e de políticas educativas. O quadro teórico metodológico insere-se num modelo de investigação empírica de caráter descritivo, podendo ser enquadrado no paradigma quantitativo. Em termos conclusivos, o nosso estudo demonstra que é ao considerar as especificidades e vivências dos alunos que a prática docente pode desenvolver um ensino adequado para a aprendizagem e o sucesso de todos. Mas para este resultado é fundamental um contacto próximo com as famílias, pois a sua participação permite aos professores criarem um ensino de qualidade.