Browsing by Author "Mendinhas, Cristina Maria de Sousa Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Tempo e quotidiano pedagógico : Das práticas educativas às competências reflexivas e investigativasPublication . Mendinhas, Cristina Maria de Sousa Pereira; Gomes, António Ferreira; Figueiredo, Maria PachecoO presente Relatório Final de Estágio é constituído por duas partes complementares. A primeira parte corresponde a uma apreciação crítica do percurso da Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Caracterizamos os contextos de ensino, analisamos as práticas concretizadas e as competências e conhecimentos desenvolvidos. A segunda parte do Relatório corresponde ao trabalho de investigação sobre a rotina educativa na educação de infância. O estudo visou contribuir para a compreensão da implementação de uma rotina educativa, sua identificação e apropriação pelas crianças, em termos de discurso e de sustentação de decisões e ações ao longo do dia. Para tal, foi analisada a organização das rotinas e de que forma estas favoreciam as práticas quotidianas na sala de atividades. Mobilizou-se uma abordagem qualitativa, num Jardim de Infância público, cujo trabalho de campo incluiu vários instrumentos de recolha de dados, tais como: observação participativa, notas de campo, entrevistas etnográficas à educadora e às crianças, consulta de documentos orientadores, desenho, fotografia e análise de artefactos. Ao longo do trabalho, concluímos que a construção das rotinas educativas contribuiu para a estruturação de uma boa educação. No final do primeiro período, o grupo de crianças já conseguia identificar um momento explícito da rotina, como o seu favorito, verificando-se posteriormente uma evolução na participação nas atividades e na escolha das mesmas, ou seja, um aumento de autonomia e autoestima. Analisouse, ainda, a importância da rotina educativa para a educadora e as estratégias adotadas por esta, na sua prática.