Browsing by Author "Nunes, Ana Catarina Gonçalves"
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- O impacto das influenciadoras digitais sobre as consumidoras portuguesas - Um estudo no segmento da belezaPublication . Nunes, Ana Catarina Gonçalves; Matias, Ana MafaldaVivemos numa época marcada por rápidas mudanças, consequentes das tecnologias da informação da comunicação. De entre estas destaca-se a Internet, ao legar um poder sem precedentes aos consumidores, agora capazes de produzir e consumir os seus próprios conteúdos e escolher quando, onde e como os consumir. Por esta via muitos foram aqueles que viram as suas opiniões e gostos, valorizados e partilhados pelos seus pares, que por eles se regem para formar opiniões e decisões de compra. Nesta mudança de foco do poder, as marcas foram obrigadas a transitar para o digital e a criarem novas táticas de comunicação, concentradas nas necessidades de proximidade (peer-to-peer) e personalização para os seus consumidores; viram no marketing de influência, centrado na parceria com esses influenciadores digitais, uma vantagem ímpar na divulgação, autêntica e próxima, dos seus serviços e produtos a potenciais consumidores. Neste contexto, a investigação destina-se a compreender qual o impacto que as influenciadoras digitais têm na decisão de compra de produtos de beleza das consumidoras portuguesas entre os 16 – 34 anos. Para tal, realizou-se um estudo cuja metodologia é composta por métodos quantitativos, através de um inquérito por questionário – direcionado a mulheres com interesse em produtos de beleza –, e qualitativos, com a realização de entrevistas a 6 influenciadoras digitais. A análise dos resultados permitiu perceber que as influenciadoras digitais, fruto da proximidade, interação, honestidade e experimentação, têm grande impacto na formulação de opiniões sobre produtos de beleza, bem como nos comportamentos de compra dos mesmos. Foi também possível perceber que, quando integradas numa estratégia comunicacional por parte das marcas, aquelas permitem o robustecimento das suas redes e do seu posicionamento.