Browsing by Author "Oliveira, David Francisco Ferreira de"
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- Estudo à intenção de uso do consumidor a sistemas de pagamento móvel recorrendo a near field communicationPublication . Oliveira, David Francisco Ferreira de; Amaro, Suzanne FonsecaA tecnologia Near Field Communication mostra-se como uma solução para a realização de transações monetárias através de dispositivos móveis. Existindo uma tendência crescente à utilização de m-payment a nível mundial, também em Portugal a predisposição do consumidor para a utilização de pagamentos móveis aumenta. Como a utilização desta modalidade de pagamento revela benefícios tanto para o consumidor como para o comerciante, torna-se importante a investigação de possíveis variáveis relacionadas com a intenção de utilização desta modalidade de pagamento por parte do consumidor, que podem ser consideradas em estratégias de marketing com a finalidade de fomentar a adoção a m-payment por via de NFC. Este trabalho tem como objetivo principal um estudo à intenção de utilização de m-payment por via de NFC, focando o consumidor português. Pretende-se analisar que variáveis poderão influenciar o consumidor português a adotar esta tecnologia de forma a sugerir estratégias de marketing para o efeito. É proposto e testado um modelo integrado fundamentado no Modelo de Aceitação de Tecnologias de Davis (TAM), na Teoria de Difusão de Inovações (IDT) de Rogers e na revisão de literatura. Com a formulação de hipóteses, procura-se estudar as relações entre os constructos Atitude, Utilidade Percebida, Facilidade de Uso Percebida, Compatibilidade, Segurança, Conhecimento Tecnológico e Higiene Percebida e averiguar de que forma influenciam o constructo Intenção de Uso. É apresentado o novo constructo Higiene Percebida suportado pela revisão da literatura, proposto para medir de que forma a higiene de um processo de pagamento poderá influenciar na decisão do consumidor em a adotar. Foi adotada uma metodologia quantitativa. Os dados foram recolhidos utilizando um procedimento de amostragem não probabilística por conveniência através de um inquérito por questionário disponibilizado online, onde foram obtidas 214 respostas no total e consideradas para análise 210. Recorreu-se ao software IBM SPSS Statistics Versão 23 para a análise descritiva e para a realização de testes paramétricos aos dados recolhidos e foi utilizado o software SmartPLS Versão 3.3.3 para a validação do modelo e a testagem das hipóteses formuladas. Os resultados demonstram que as variáveis Atitude e Compatibilidade surgem como os constructos com maior influência direta na Intenção de Uso e o constructo Facilidade de Uso Percebida surge como a variável com maior influência indireta. Os constructos Facilidade de Uso Percebida, Utilidade Percebida e Segurança têm influência na Intenção de Uso através da Atitude, em contrapartida, o constructo Utilidade Percebida revela não ter uma influência direta na Intenção de Uso. Apesar da variável Conhecimento Tecnológico não revelar uma influência na Atitude, esta mostra um efeito positivo sobre a Intenção de Uso. O constructo Higiene Percebida tem sucesso em explicar a preocupação de higiene relacionada com a utilização de m-payment, tendo uma influência na Utilidade Percebida e assim, influenciando indiretamente a Intenção de Uso através da Utilidade Percebida e Atitude. Com base nesses resultados, este estudo propõe estratégias de marketing destinadas a aumentar a adoção de pagamentos móveis NFC por parte do consumidor.