Browsing by Author "Oliveira, Marina"
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- Food context and body mass index in adolescentPublication . Oliveira, António; Vásquez, Juan; Albuquerque, Carlos; Cunha, Madalena; Oliveira, MarinaBackground: In the last decades, the incidence of overweight and obesity has increased significantly worldwide, and Portugal wasn’t an exception. Nowadays the WHO places obesity among the ten major risk factors threatening health, considering the prevention of the obesity epidemic as a public health challenge priority in the twenty-first century. Objectives: Analyse the existence of causality of the food context variables (frequency of eating breakfast, number of daily meals, frequency of food intake between meals), as determining factors in the body mass index of adolescents. Methods: This study was observational and transversal, quantitative, non-experimental, descriptive and correlational, was conducted with 1467 adolescents with a mean age of 14.01, mostly female sex (52.3%), living in rural areas (63.32%) in various districts of Portugal mainland, attending between the 5th and 12th grade of public education, it is carried out an anthropometric assessment and stratification index of obesity based on the framework of the NCHS of CDC (2000). Results: Low daily breakfast intake has an effect with statistical significance which goes in the sense that the fewer times they ingest breakfast the higher becomes their BMI (χ2=12.273, p = .046). Intake of only three meals a day is associated with a higher body mass index (χ2 = 17.062, p= .009). Ingesting rarely or never food between meals has an effect with statistical significance, which shows that the lower intake between meals the higher the body mass index will be (χ2 = 19.451, p = .003). Conclusion: Inferences show that when monitoring the adolescent’s development its indispensible to value risk determinants, being crucial to combat and preventing these if chosen to implement intervention programs focused on the family.
- Satisfação dos utentes numa unidade de cuidados de saúde primários do interiorPublication . Oliveira, António; Albuquerque, Carlos; Cunha, Madalena; Oliveira, Marina; Andrade, AnaINTRODUÇÃO A satisfação do utente é como um indicador de qualidade no sistema de saúde de qualquer país, pelo que o conhecimento da perspetiva do utente acerca desta dimensão é considerada indispensável, para monitorizar a qualidade dos serviços de saúde e para identificar problemas a corrigir, expectativas em relação aos cuidados e ainda reorganizar serviços de saúde. OBJETIVO A investigação pretende: (i) avaliar a Satisfação dos Utentes numa Unidade de Cuidados de Saúde Primários do Interior de acordo com os indicadores European Task Force on Patient Evaluation of General Practice Care (EUROPEP); (ii) determinar a influência de um conjunto de variáveis de contexto sociodemográfico, de natureza biopsicológica na satisfação dos utentes. MÉTODOS Realizou-se um estudo transversal de natureza quantitativa, transversal, descritivo correlacional, com recurso a uma amostra de 419 indivíduos, da Unidade de Cuidados de Saúde Primários do Interior, na sua maioria do sexo feminino (58.00%), casados (70.40%), residentes em meio urbano (51.70%), detentores do 3º Ciclo do Ensino Básico (35.30%) e com uma média de idade de 39.40 anos. O instrumento de colheita de dados, além de uma ficha de caracterização sociodemográfica, incorporou o EUROPEP, que é um instrumento de medição da satisfação dos usuários dos serviços de saúde na Europa. RESULTADOS Os resultados evidenciam que 53.30% dos utentes inquiridos manifestam estar globalmente satisfeitos com o seu serviço de saúde prestador de cuidados, tendo evidenciado um melhor índice de satisfação no indicador “relação e comunicação” (63.20%) e um menor na “organização dos serviços” (29.30%). Das variáveis estudadas, enquanto determinantes da satisfação dos utentes, realçamos que as que evidenciam um efeito significativamente diferente e melhor sobre a generalidade das dimensões são: sexo (a favor dos homens), local de residência (a favor dos utentes que residem em meio urbano) e habilitações literárias (manifestando os que possuem o ensino secundário melhores índices de satisfação). Já o efeito da idade e do estado civil não se revelaram estatisticamente significativos. CONCLUSÕES Ter avaliado o índice de satisfação dos utentes que recorrem aos serviços de saúde numa unidade de saúde do interior do país, bem como alguns dos seus determinantes, revelou-se um indicador importante com vista à eficiência e ajustamento dos cuidados prestados. Porém fica patente que esta avaliação deve ser monitorizada no tempo, tendo em conta as realidades socio económicas e culturais específicas de cada comunidade, para assim se planearem e implementarem alterações estruturais e organizacionais nos serviços.