Browsing by Author "Oliveira, Marlene Andreia Martins de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A inclusão de alunos do Ensino Básico com Perturbação de Aprendizagem Específica no contexto escolarPublication . Oliveira, Marlene Andreia Martins de; Felizardo, SaraO Relatório Final de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico está organizado em duas partes. Na primeira parte, apresenta-se a reflexão crítica sobre as práticas em contexto escolar, Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, sendo que nesta secção são efetuadas reflexões em torno das competências e conhecimentos relevantes desenvolvidos ao longo das práticas. A segunda parte inclui a apresentação de um trabalho de investigação, cujo objetivo é compreender a perceção de professores sobre as estratégias pedagógicas mais adequadas para promover a aprendizagem e a inclusão de alunos com Perturbação de Aprendizagem Específica/discalculia no Ensino Básico. Para prosseguir este objetivo, foi elaborado um estudo de natureza exploratória. No que concerne à recolha de dados, foi elaborado um questionário ad hoc sobre a temática, em formato online, tendo sido remetido a uma amostra de conveniência, constituída por 46 docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação Especial. Os resultados mais relevantes acentuam que o conceito de discalculia é definido como uma perturbação de aprendizagem especifica na área da matemática, assim como, a dificuldade mais associada a essa perturbação, é a leitura correta de números. Quanto à estratégia mais adequada, verificou-se que os docentes valorizaram a diferenciação pedagógica. No que se refere ao tipo de formação mais indicado para os docentes na área de inclusão de alunos com Perturbação de Aprendizagem Especifica verificou-se a frequência de disciplinas na área da educação inclusiva no curso de formação inicial de professores. As informações obtidas com esta investigação permitiram-nos conhecer algumas dificuldades específicas em alunos com discalculia, assim como, algumas estratégias pedagógicas e o tipo de formação mais indicado para os docentes na área da inclusão de alunos com Perturbação de Aprendizagem Específica – discalculia.