Browsing by Author "Parreira, Sara Sofia Silva"
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- Práticas de ensino supervisionadas em educação pré-escolar com enfoque investigativo em jogos, brincadeiras e parcerias sociais em crechePublication . Parreira, Sara Sofia Silva; Ribeiro, Esperança JalesO presente relatório, numa primeira fase, apresenta a reflexão acerca do estágio em Educação Pré-Escolar que ocorreu durante o ano letivo de 2011/2012. Nesta reflexão a estagiária referenciou todas as aprendizagens desenvolvidas no âmbito da concretização das planificações, da postura dentro da sala de atividades, da forma como devemos pensar, refletir para que toda a prática seja vista como um todo, e assim a mestranda adquirir competências para ser uma boa profissional de educação. A segunda parte do presente trabalho é dar a conhecer uma investigação na área da creche que foi implementada também durante este ano letivo. Estas duas componentes permitiram à mestranda concretizar aprendizagens importantes que possibilitaram a formação profissional da mesma, uma vez que existiu a oportunidade de estagiar em Educação Pré-Escolar, tanto no que respeita ao jardim-de-infância como à creche. As duas componentes permitiram à mestranda a vivência de diferentes experiências que lhe proporcionaram a construção de conhecimentos relacionados com a sua prática dentro de uma sala de atividades perante um grupo de crianças. A investigação foi desenvolvida numa instituição, numa sala de creche com 18 crianças de idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos. Foi neste âmbito que a investigadora recolheu todos os dados necessários, no sentido de saber como as crianças brincavam, ou seja, perceber que tipos de parcerias sociais num sentido lúdico existiam, e também que tipo de brincadeira lhes despertava mais interesse. De forma a fundamentar teoricamente a investigação realizou-se uma pesquisa bibliográfica, onde se percebeu qual a opinião dos autores em relação à importância da organização do espaço de jogo/brincadeira (divisão do espaço em áreas de interesse), que possibilita às crianças a concretização de aprendizagens importantes. Para que fosse possível obter os dados, a investigadora recorreu à observação direta e não participante nos momentos de atividade livre, ao registo por amostragem (preenchimento de duas tabelas – categorias de brincadeira e categorias de parcerias sociais na atividade lúdica) e ainda a uma entrevista semiestruturada realizada à educadora cooperante de forma a perceber qual a sua opinião em relação à organização do ambiente educativo, aos hábitos relacionados com o jogos e também às interações educadora/crianças em relação ao jogo. Desta forma é possível afirmar que se trata de um estudo de natureza qualitativa, uma vez que dos dados foram obtidos através da observação, sendo estes muito descritivos e bastante pormenorizados. Assim, os resultados mostram a forma como as crianças brincam entre si, que tipo de brincadeira lhes interessa e a opinião da educadora sobre estas questões.