Browsing by Author "Pedro, Ana Rute da Rocha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os processos de identificação, comunicação e representação envolvidos no trabalho com padrões rítmicos com crianças da Educação Pré-EscolarPublication . Pedro, Ana Rute da Rocha; Correia, José Luís Menezes; Gomes, HelenaEnsino do 1º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar o percurso efetuado ao longo das práticas de ensino supervisionadas, bem como o projeto de investigação na área da Matemática que ocorreu na Educação Pré-Escolar. O relatório divide-se em duas partes: na primeira são analisadas as aprendizagens adquiridas com o estágio realizado no âmbito da Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico; na segunda parte é apresentado o projeto de investigação. O projeto pretende compreender o trabalho com padrões rítmicos de quatro crianças caso da Educação Pré-Escolar de um jardim-de-infância do distrito de Viseu, no âmbito do qual se focam os processos de identificação, comunicação e representação de ideias. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que adotou como instrumentos metodológicos a observação direta das crianças no decorrer das sessões e a análise documental do material construído pelas crianças. Os resultados da investigação mostram que essas crianças identificam, comunicam e representam ideias sobre padrões rítmicos utilizando múltiplas estratégias, de acordo com a faixa etária a que pertencem. Mostra também que as crianças identificam e representam corretamente o padrão rítmico e a unidade repetição desse padrão, quando aplicável. A linguagem utilizada para exprimir as ideias é simples e adaptada à idade, utilizando por vezes alguma terminologia matemática.