Browsing by Author "Pinto, Ana Raquel Borges Horta"
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- Qualidade de vida de pais e crianças autistas portuguesasPublication . Pinto, Ana Raquel Borges Horta; Albuquerque, Carlos Manuel SousaIntrodução: Actualmente os estudos realizados tendo em conta a qualidade de vida (QDV) dos pais de crianças autistas são escassos. O que reforça a necessidade de novas investigações para que se consiga perceber o real impacto que uma criança autista provoca no seio familiar, para posteriormente se conseguirem desenvolver novas estratégias de actuação. Neste pressuposto, o presente estudo teve como objectivos: conhecer a QDV dos pais de crianças autistas e determinar variáveis o efeito de variáveis de contexto sociodemográfico, familiar e psicossocial nos diferentes domínios desta mesma QDV. Métodos: Realizou-se um estudo transversal, descritivo-correlacional, de natureza analítica e quantitativa, no qual participaram 56 pais de crianças autistas pertencentes à APPDA-Viseu, com idades entre 26 e 47 anos. Para a mensuração das variáveis utilizaram-se os seguintes instrumentos: uma ficha sóciodemográfica, escala de Apgar Familiar, escala de avaliação da QDV WHOQOL-Bref, Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) e o Inventário da Personalidade de Eysenck. Resultados: Relativamente à QDV dos pais de crianças autistas concluímos que os homens apresentam melhor QDV face às mulheres com uma ordenação média de 34.50 vs 24.62 respectivamente. Os dados revelam que existem influências significativas das variáveis sóciodemográficas: género, zona de residência e estado civil sobre a QDV dos pais de crianças autistas. Obtêm-se também a existência de influências significativas das variáveis sóciofamiliares: género do filho, tempo de institucionalização do filho e funcionalidade familiar e por fim influências significativas tanto da variável suporte social como da personalidade (em relação às variáveis psicossociais). Conclusão: As evidências encontradas neste estudo convidam-nos para a elaboração e reflexão sobre novas estratégias que possibilitem a obtenção de um melhor conhecimento que facilite o desenho de programas de intervenção formativos e informativos, visando a promoção da QDV destes sujeitos. Palavras-chave: QDV, pais, autismo, funcionalidade familiar, suporte social, personalidade