Browsing by Author "Ribeiro, Joana Raquel Lopes"
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- A comunicação das marcas territoriais: um elo de envolvimento emocional. Estudo de caso: Viseu, 2017 a 2021Publication . Ribeiro, Joana Raquel Lopes; Diogo, JulienA ausência crescente de barreiras físicas e digitais leva a que, atualmente, os territórios sejam obrigados a inovar e a apostar em estratégias de sucesso, que lhes permita se diferenciarem e distinguirem dos seus concorrentes. O marketing territorial é, assim, uma ferramenta essencial para o desenvolvimento global de um território. As estratégias focadas na identidade, atributos e valores de um território permitem elaborar planos eficazes, satisfazer as necessidades e desejos de todos os atores e stakeholders envolvidos, bem como promover a sua imagem e reputação de forma impactante. A par do planeamento, é necessário que o território construa uma marca forte e única, que o identifique e o diferencie na imensidão concorrencial dos lugares. O place branding é muito mais que um logótipo, assume-se como uma forma de ser e estar, por isso, os lugares devem apostar numa marca que reflita toda a sua essência, incrementando o seu posicionamento e valores em cada elemento do mix. Neste campo, as emoções têm um papel crucial nas estratégias de marketing territorial, pois permitem estabelecer conexões mais sentidas, impactantes e duradouras com o território, gerando um sentido de pertença. A presente investigação tem como objetivo identificar as perceções de residentes e visitantes sobre as campanhas de comunicação e o seu contributo para uma memorização do posicionamento da marca Viseu. Esta análise baseia-se no estudo de caso do concelho de Viseu, considerando as campanhas entre 2017 e 2021. O trabalho segue uma abordagem metodológica quantitativa, sustentada em questionários aplicados a residentes e turistas do concelho de Viseu, com mais de 18 anos, tendo-se obtido uma amostra de 303 participantes. Os resultados foram analisados através de análise descritiva, interligada com a revisão de literatura, norteados pelos objetivos definidos.De forma geral, os resultados obtidos demonstram que as campanhas são capazes de gerar emoções nos diversos públicos, inclusive se as mesmas forem construídas com base em atributos identitários do território, ajudando a construir o sentimento de pertença por parte dos residentes (bairrismo). De igual forma, um território que recorre a campanhas de marketing territorial com estratégias eficazes é capaz de gerar crescimento turístico, económico e demográfico.