Browsing by Author "Silva, Andreia Filipa Pestanudo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Da reflexão à otimização na EPE e no 1º CEB : Um estudo de casoA dislexia no 1º CEBPublication . Silva, Andreia Filipa Pestanudo; Balula, João Paulo Rodrigues; Silva, Ana Isabel“Da reflexão à otimização na EPE e no 1.º CEB. Um Estudo de caso: A Dislexia no 1.º CEB” materializa o Relatório Final de Estágio, resultante da frequência do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (E1.ºCEB) durante o ano letivo de 2011/2012. Este documento sintetiza e evidencia todo o percurso que se situa entre de reflexão, acerca do contexto escolarizado como espaço privilegiado de problemas de investigação-ação, e a otimização, ao nível da intervenção educativa, da Educação Especial. Considerámos estes níveis de ensino (EPE;E1.ºCEB) como palcos de observação e desempenho de práticas educativas supervisionadas (PES II e III), neste relatório consideradas na Parte I. Descrevemo-los como espaço de formulação de uma questão de investigação, consubstanciada pelo projeto “Como otimizar, ao nível do 1.ºCEB, o trabalho com um aluno disléxico?”, estudo descrito na Parte II. “Da reflexão à otimização” responde àquela questão, ao revelar representações e conceções de duas docentes do 1.ºCEB (DT e DEE) que trabalham com um aluno disléxico, sobre como otimizar a sua intervenção com este aluno. Um enquadramento teórico sustentado nas fórmulas legislativas portuguesas ancoradas nas práticas internacionais na Educação Especial desenha o modelo de Escola inclusiva que se alvitra. Este modelo, apesar de todas as investigações das neurociências, caracteriza desde 2008, a Dislexia como uma necessidade educativa especial menor.