Browsing by Author "Sousa, Ana"
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- Hydrocolloids effect on coating batter and on organoleptic properties of rissol regenerated in oven and comparison with deep-frying processPublication . Sousa, Ana; Velho, Manuela; Alves, Manuel; Pinheiro, RitaIntroduction: Consumers' preference for lower fat products continues to increase and there is a significant pressure on industry to reduce the use of frying processes. Objetives: Evaluate the effect of hydrocolloids on the Rissol coating, avoiding the pre-frying or frying processes. It’s also intended to compare physicochemical characteristics of the Rissol obtained, using oven regeneration process and traditional deep-frying, and consumer's acceptability of oven regenerated Rissol. Methods: Hydrocolloids such as carboxymethylcellulose, hydroxypropylmethylcellulose, methylcellulose, xanthan, karaya and locust bean gums, were used alone in the coating system at concentrations of 0.5% and 1.5%(w/w), as well as the synergies established between pairs of gums to a final concentration of 1%(w/w). Rissol was regenerated in the oven (200°C, 18 minutes) and instrumental texture, colour, moisture and organoleptic properties (quantitative descriptive analysis) were measured. The contents in protein, carbohydrates, total fat, fibre, sodium chloride and moisture and consumer’s acceptability in Rissol with 0.5%(w/w) of carboxymethylcellulose were determined, to compare deep-frying and oven cooking processes. Results: The addition of 0.5%(w/w) of any of hydrocolloids studied to the coating system offers better prospects to produce an oven product without pre-frying. The formulations with 1.5%(w/w) of hydrocolloid showed a poorer appearance with cracks and lumps. Conclusion: The use of carboxymethylcellulose in coating batter could be an alternative to obtain a product with reduced total fat and with positive consumer acceptability results (with oven regeneration).
- Perturbações do Espectro do Autismo e intervenção educativaPublication . Felizardo, Sara; Sousa, AnaAs Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são disfunções graves e precoces do desenvolvimento que persistem ao longo da vida e abrangem um conjunto de limitações em várias dimensões (cognitivo, comportamental e social), exigindo práticas diferenciadas por parte de pais e professores. Neste contexto, as questões relativas à aprendizagem, desenvolvimento e sucesso escolar da criança constituem motivos nucleares para o estabelecimento de parcerias e colaboração entre família e escola. O presente estudo tem como objetivo conhecer as perceções dos professores e pais de crianças com autismo sobre aspetos desenvolvimentais e práticas educativas, perspetivando a articulação entre estes agentes educativos. Relativamente à metodologia, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo, exploratória e descritiva. Para a recolha de dados realizaram-se 10 entrevistas semiestruturadas a pais e professores/educadores. Para o efeito foram elaborados dois guiões de entrevista, um para professores e outro para os pais; as questões foram organizadas de forma semelhante e contemplavam temáticas sobre aspetos desenvolvimentais da criança, dados sobre as necessidades e recursos das famílias e práticas educativas (dados sociodemográficos; informação sobre as necessidades e apoios dos pais; dados educativos/ áreas e estratégias de intervenção; formas de articulação com os pais nas dimensões: comunicação e interação social, comportamento, motricidade, autonomia e atividades da vida diária, aprendizagens escolares, competências cognitivas; obstáculos à articulação educativa). Para o tratamento dos dados procedeu-se à análise de conteúdo dos discursos, seguindo procedimentos analíticos de codificação. Os resultados revelam que há necessidade de otimizar a rede informal dos pais e melhorar a formação parental, particularmente no que diz respeito à utilização de estratégias adequadas à modificação do comportamento (programas e técnicas de reforço) e nos sistemas alternativos de comunicação. Constatou-se também que a área de maior articulação é a do comportamento e a de menor articulação é a da comunicação, sendo esta última a área de maior preocupação, bem como a das aprendizagens escolares. No que diz respeito às estratégias usadas, estas recaem sobre a mediação dos companheiros, análise de tarefas, modelagem, reforço/ punição, imagem e expressão plástica (pintura e desenho).