Browsing by Author "Sousa, Cristina Orlanda Magalhães de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório Final de Estágio A Educação Visual e a Educação Tecnológica no despertar de hábitos de leituraPublication . Sousa, Cristina Orlanda Magalhães de; Sousa, Catarina Carneiro deO presente Relatório Final de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico (MEEVTEB) da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), proporcionou uma formação e qualificação profissional robusta para a prática docente. Este documento está organizado em duas secções complementares. A primeira secção dedica-se à reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas I (PES I), II (PES II) e III (PES III). Essas práticas permitiram uma imersão profunda nas atividades pedagógicas, onde a observação, a participação e a reflexão crítica sobre as dinâmicas de sala de aula foram essenciais para a construção de uma identidade docente sólida. A segunda secção descreve o projeto de investigação que teve como objeto de estudo a questão central: em que medida as disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica podem despertar hábitos de leitura nos alunos? Para responder a esta pergunta, foram traçados objetivos específicos e realizada uma revisão da literatura sobre o tema, definindo conceitos, pedagogias e metodologias ativas lecionadas na expressão artística no 2º ciclo, com o intuito de contribuir para o despertar dos hábitos de leitura. A metodologia de investigação escolhida reflete o grande desafio implícito no tema de estudo, uma vez que procuramos, através da arte, promover a consciencialização e mudança de um comportamento social. Optou-se pela investigação-ação baseada na arte, seguindo um modelo de investigação artística conhecido como a/r/tograpia. Este método permitiu uma participação ativa dos alunos em todo o processo, bem como uma diversidade na recolha de dados. O estudo foi realizado na PES III, com a implementação de um Projeto de Intervenção Artística e Tecnológica, uma unidade de trabalho interdisciplinar com as disciplinas de Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET), denominado "Narrativas Visuais". Através da Gamificação, Magic Art’s Game, procurou-se transformar a sala de aula num espaço dinâmico, motivador e personalizado. Para a realização das atividades, foi selecionado o conto "A Menina do Mar" da ilustre autora Sophia de Mello Breyner Andresen. Através deste conto, foi possível explorar a ligação entre literacia visual e leitura, duas linguagens essenciais para o desenvolvimento pedagógico na arte, enquanto forma de expressão universal e para a formação psicossocial dos alunos. Este estudo culminou com a análise dos dados recolhidos e conclusões, demonstrando que a integração da literacia visual e das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas incentiva hábitos de leitura, promove uma aprendizagem significativa e envolve os alunos.