Browsing by Author "Sousa, Luís Nuno, orient."
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- As cidades como marcas : Proposta de Modelo de Comunicação de Marca Territorial : Projeto de MestradoPublication . Diogo, Julien; Sousa, Luís Nuno, orient.; Moreira, Paulo, co-orient.Resumo As cidades apresentam-se como polos dinamizadores das sociedades mundiais globalizadas, em resultado da sua dimensão social, económica e política, caracterizando-se pelo dinamismo cultural, promoção de crenças e comportamento bem como de tendências de consumo, encontrando-se num contexto concorrencial pela atração de público, residentes, investimentos, estudantes e visitantes. A estratégia de city marketing permite a adequação dos recursos existentes, visando o desenvolvimento sustentável das cidades através da atração de um vasto públicoalvo nesse contexto concorrencial. Através da análise das estratégias de city marketing e comunicação das cidades de Lyon (França), Madrid (Espanha) e Nyköping (Suécia), verificou-se a importância da articulação dos mais diversos meios de comunicação no processo, assentes na dimensão experiencial como meio de sucesso na promoção da identidade cidade. Integração, experiência e emoção apresentam-se como as bases da proposta de modelo de comunicação apresentada no presente projeto, sendo igualmente caracterizado pela articulação de diversos meios de comunicação.
- Importância da imagem de marca de um candidato na estruturação do marketing político : Projeto de mestradoPublication . Pereira, Marta Filipa Correia; Sousa, Luís Nuno, orient.; Rasquilha, Luís, co-orient.Resumo Devido à crise económica que a Europa atravessa, a qual tem forçado os governos de diversos países a tomar medidas que afetam negativamente os cidadãos, denota-se uma crescente descrença e o surgimento de uma imagem negativa dos políticos. Para além desta crise económica, assiste-se, igualmente, a uma crise de identidade política, onde as ideologias perdem a sua essência. Os partidos políticos correspondem, cada vez menos, às expectativas dos cidadãos que os vêm como parte do problema e não como a solução. Não se incentiva à participação ativa dos eleitores na configuração da ação política, ignorando, por vezes, que estes são os destinatários do trabalho realizado e âmago da democracia. Neste projeto procurou-se analisar a visão de um partido político local sobre a influência que a imagem de um candidato e do marketing político poderão ter na decisão do voto do eleitor e no sucesso do líder. Para isso, partiu-se do estudo da anterior Campanha Eleitoral – Legislativas 2011 – pelo Círculo Eleitoral de Viseu, procurando descobrir estratégias e ferramentas utilizadas a fim de garantir esse sucesso. Com base nesta análise, e projetando as futuras eleições com o mesmo candidato, serão apresentadas sugestões para a melhoria da atuação partidária a nível local.
- Marketing experiencial o valor de uma estratégia que proporcione emoções : Caso : PEPSI Refresh SessionsPublication . Amaral, Miguel Alvadia; Sousa, Luís Nuno, orient.RESUMO A sociedade atual atravessa uma fase de profundas alterações transversais que levam a uma necessidade premente de reconfigurar a maneira como as Marcas comunicam os seus produtos e serviços. As compras são cada vez mais extensões do consumidor, na medida em que espelham diversas componentes de si próprio. Estilos de vida, estatuto social, poder de compra, até traços de personalidade. Emoções e sentimentos imiscuem-se com as características funcionais dos produtos e serviços, levando-nos a assistir à emergência de um novo consumidor, com novas necessidades e diferentes expectativas do que as Marcas deverão ser para ele e para o Mundo. O Marketing Experiencial constitui-se como uma possível resposta e enquanto estratégia da criação de valor e de diferenciação entre a concorrência. Perspetiva o consumidor de uma forma integrada e multidimensional com necessidades sensoriais e de entretenimento. Que procura algo que o deslumbre e promova o seu envolvimento com a Marca. O Marketing Experiencial procura reforçar esta ligação entre o consumidor e as Marcas e aumentar a sua longevidade através da definição de estratégias que proporcionem experiências positivas e pessoalmente significantes. Esta investigação pretende essencialmente verificar de que forma a experiência proporcionada pela Marca Pepsi se refletiu na opção pela marca. Neste sentido, foram recolhidos 104 questionários válidos de um conjunto heterogéneo de participantes no evento Pepsi Refresh Sessions. A análise de resultados permitiu concluir que a vivência de uma experiência de marca afeta positivamente a intenção de compra dos consumidores e a atitude e a imagem que estes têm acerca da marca. Percebeu-se ainda que existem diferentes tipos de perfis de consumidor experiencial, o que permite antever que diferentes tipos reagem de forma diferenciada aos estímulos proporcionados pela marca.