Browsing by Author "Tavares, Mariana Soraia Henriques"
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- Os blocos lógicos e o brincar na promoção de aprendizagens matemáticas no âmbito dos conjuntos na Educação Pré-EscolarPublication . Tavares, Mariana Soraia Henriques; Martins, Patrícia; Ribeiro, AntónioO presente Relatório Final de Estágio intitulado “Os blocos lógicos e o brincar na promoção de aprendizagens matemáticas no âmbito dos conjuntos na Educação PréEscolar”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Inicialmente está patente uma reflexão crítica sobre as práticas concretizadas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada I (PES I) e da Prática de Ensino Supervisiona II (PES II), que inclui uma contextualização dos estágios desenvolvidos, uma breve caracterização de ambos os contextos, bem como uma apreciação crítica das competências desenvolvidas com apresentação de evidências, tendo como base o documento orientador intitulado de Padrões de Desempenho Docente, previsto no Despacho n.º 16034/2010. A oportunidade de estagiar em dois contextos distintos permitiu-me adquirir competências não só profissionais como pessoais que me irão certamente preparar de melhor forma para o futuro enquanto profissional da educação. Contempla também uma investigação desenvolvida no contexto de EPE, com o intuito de percecionar em que medida o recurso aos blocos lógicos promove aprendizagens matemáticas no âmbito dos conjuntos e, tendo em consideração os objetivos inerentes, optei por uma abordagem qualitativa, recorrendo à observação, notas de campo e entrevistas, perante um grupo de 26 crianças de um Jardim de Infância do distrito de Viseu. Esta investigação permitiu-me conhecer quais os diversos significados atribuídos aos blocos lógicos, com a criação de um ambiente propício, lúdico e rico em materiais manipuláveis, no qual a criança é de facto um sujeito ativo. Além disso, através da exploração do material estruturado blocos lógicos, as crianças começaram a encontrar princípios lógicos que, de facto, lhes permitiram concretizar classificações, quer de objetos, quer de pessoas, estabelecendo sempre relações entre eles, compreendendo de melhor forma a noção conjunto. Os blocos lógicos tornam-se assim facilitadores na apropriação de conceitos matemáticos, assim como no desenvolvimento de outras capacidades transversais como, por exemplo, a comunicação e a resolução de problemas.