Browsing by Author "Teles, Carolina Carvalho"
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- A Multiculturalidade na ação educativa dos professores do 1.ºCEBPublication . Teles, Carolina Carvalho; Cardoso, Ana Paula; Marques, Jorge AfolfoO presente Relatório Final de Estágio (RFE) foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viseu. Este relatório está estruturado em duas partes principais: a primeira consiste numa reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida em contextos de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e Educação Pré-Escolar (EPE); na segunda parte é apresentado um trabalho de investigação sobre o tema a multiculturalidade na ação dos professores do 1.º CEB. Durante a Prática de Ensino Supervisionada, deparei-me, com frequência, com a presença de diferenças culturais entre as crianças, oriundas de variados contextos culturais, nas escolas. Esse contato proporcionou-me experiências diversas, tanto positivas quanto desafiadoras, e despertou em mim o interesse em investigar como é que a diversidade cultural tem sido perspetivada pelos professores nas escolas do ensino básico em Portugal. A multiculturalidade é, sem dúvida, um tema de crescente relevância no cenário educativo atual, dado o aumento expressivo de crianças provenientes de diferentes contextos culturais no ambiente escolar. A diversidade cultural em sala de aula exige que as escolas e professores se adaptem para promover uma educação verdadeiramente inclusiva. Isso levoume a refletir e investigar como ocorre essa integração nas escolas e nas salas de aula. Com o intuito de aprofundar a minha compreensão sobre como a multiculturalidade se manifesta na prática docente, realizei um estudo de natureza qualitativa, sustentado em entrevistas semiestruturadas a sete professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), de modo a tentar perceber como é perspetivada a diversidade cultural na ação dos professores. Em termos gerais os professores revelaram estar recetivos à inclusão dos alunos oriundos de diferentes culturas e afirmaram desenvolver diversas estratégias pedagógicas. No entanto, evidenciaram algumas dificuldades, como a falta de formação específica e a barreira linguística que afeta a comunicação com os alunos e/ou com os encarregados de educação, impedindo, por vezes, uma ação pedagógica mais profícua em prol da inclusão.
