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- Contextos, parcerias e envolvimento parental para a inclusãoPublication . Felizardo, SaraNo quadro da abordagem inclusiva, o modelo colaborativo e de parceria do envolvimento parental constitui um sólido referencial para os profissionais. O presente estudo é correlacional e tem como objetivo analisar as relações entre as perceções dos pais e dos professores sobre o envolvimento parental na escola. Para o efeito, constituímos duas amostras, uma de 256 pais de crianças com e sem necessidades educativas especiais e outra de 107 professores. Os dados foram recolhidos em agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. A análise comparativa das perceções dos pais e professores revela que a maior divergência ocorre entre os professores do ensino regular e os pais de alunos com NEE. Em contraste, não encontrámos diferenças significativas entre as perceções dos pais de crianças com NEE e os professores de educação especial. Constatamos, ainda, diferenças significativas entre os dois tipos de professores (ensino regular e educação especial) sobre o envolvimento dos pais. A leitura dos resultados do presente estudo é feita à luz do paradigma inclusivo e do quadro legal em vigor.
- Ownership structure and performance: An empirical application with panel data in the context of Portuguese SMEsPublication . Pinto, António; Augusto, Mário; Gama, PauloThis paper analyzes the causal relationship between the ownership concentration, insider ownership and profitability using a sample of 4163 Portuguese SMEs and panel data methodology. The results show an endogenous and dynamic relationship between the variables. The quadratic specification established between ownership concentration and profitability suggests that for low levels of control rights the expropriation hypothesis prevails and for high levels the supervision hypothesis prevails. It was also possible to validate the effect of entrenchment and convergence of interests in the relationship established between the insider ownership and profitability. The relationships established suggest a reciprocal causality between the variables, as well as an interdependence expressed by the relevance of the estimators obtained in the simultaneous equations model. Thus, each of the attributes – ownership concentration, insider ownership and profitability – is a function of the others.
- O Repto da Aprendizagem ao Longo da Vida: Estudo de caso do programa de acesso para novos públicos maiores de 23 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de LamegoPublication . Antunes, Sandra Maria GouveiaEste estudo investigou as estatísticas de acesso dos alunos admitidos ao Programa Maiores de 23 nos cursos de 1º ciclo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego do Instituto Politécnico de Viseu, no período compreendido entre os anos letivos de 2006/07 e 2010/11. O objetivo foi, por um lado, o de analisar o percurso destes alunos, a sua segmentação por cursos e os seus níveis de sucesso e, por outro, refletir sobre os desafios colocados com a implementação da Reforma de Bolonha sobre este perfil de alunos. A fundamentação teórica assentou numa análise do quadro regulamentador do Programa de Acesso para Novos Públicos Maiores de 23, das medidas implementadas para adequação à Reforma de Bolonha e dos conceitos de Convergência e Diversificação. A metodologia incluiu a pesquisa bibliográfica para análise/reflexão e a recolha de dados, sujeitos a análise estatística. Os resultados indicam que: i) o Programa tem uma elevada adesão; ii) os alunos matriculados registam um assinalável índice de sucesso; iii) os alunos estão sujeitos a dificuldades e desafios acrescidos, durante o percurso académico, devido às medidas implementadas no âmbito do processo de adequação a Bolonha.
- Contribuição para o dimensionamento de condomínios energéticosPublication . Carvalho, José Óscar Madeira; Costa, Paulo Moisés Almeida da; Santos, Vasco Eduardo Graça dosAo longo dos últimos anos, a produção distribuída de eletricidade teve um rápido crescimento, devido aos mecanismos de incentivo que foram implementados principalmente nos países que integram a União Europeia. Perante este cenário tem-se assistido a um aumento da ligação de pequenas unidades de produção distribuída (microgeração) à rede de baixa tensão. Este facto tem levado à investigação sobre formas de integrar dos sistemas de microgeração nas redes baixa tensão. Neste âmbito, um dos conceitos que têm vindo a ser desenvolvido são as microredes elétricas. No entanto, novos conceitos como os condomínios energéticos poderão também ser englobados no seio do sistema elétrico. A presente dissertação procura contribuir para a definição do conceito de condomínio energético, visto como uma expansão natural das microredes e, consequentemente, na definição de modelos que podem ser aplicados para dimensionamento destas entidades. Os modelos desenvolvidos procuram potenciar os benefícios mais relevantes da produção distribuída, tendo em consideração os seguintes fatores: i) dimensionamento de uma rede elétrica totalmente (condomínio autónomo) ou parcialmente (condomínio com consumo líquido zero) autónoma; ii) conjugação de redes elétricas e de calor; iii) localização da produção distribuída no interior da rede visando a redução de perdas e a não degradação dos níveis de tensão; e iv) dimensionamento otimizado da rede de distribuição de eletricidade integrada no condomínio. A metodologia desenvolvida é aplicada a casos de estudos baseados em redes reais. Os resultados obtidos permitem retirar conclusões que caracterizam os potenciais benefícios e custos que resultam da implementação do conceito de condomínio energético. A dissertação é finalizada com a avaliação da capacidade dos condomínios energéticos prestarem serviços à rede a montante. Esta avaliação teve em consideração as características destas estruturas, nomeadamente a possibilidade de alterar a carga e a produção internas.
- Os gastos em transporte: o caso das empresas do serviço postal universal da Península Ibérica: um estudo comparativoPublication . Ferreira, João António Figueiredo; Pinto, António Pedro Martins SoaresA sobrevivência das empresas no contexto de crise em que vivemos torna-se um dos principais desafios para a gestão empresarial, assumindo a análise e controlo dos gastos um papel relevante. As decisões estratégicas sobre os gastos, em especial as tomadas sobre os gastos com transporte, assumem neste contexto uma importância vital, fruto de um conjunto de fatores externos altamente voláteis, sujeitos a uma grande imprevisibilidade e em constante mutação. Mas para além da conjuntura externa, este gasto estará também muito dependente do meio a utilizar: marítimo, terrestre (rodoviário e ferroviário), aéreo ou um sistema intermodal (Carvalho e Dias, 2004). No setor postal a opção é claramente o transporte terrestre rodoviário. No sector postal, este tipo de transporte é fundamental no serviço de distribuição, condicionando os circuitos de correio. Os estudos já realizados nesta área têm-se dedicado à análise estrutural do mercado, à identificação de métodos de análise de performance, ao apuramento de desvios e ao estudo dos processos de redução dos gastos, contudo encontra-se por estudar o impacto da natureza da propriedade (própria ou contratada) na estrutura económico-financeira das empresas. Neste sentido, propomo-nos a avaliar qual o efeito que a distribuição de objetos postais com recurso a meios próprios ou contratados tem no desempenho dos indicadores económico-financeiro selecionados e qual das decisões permite uma melhor performance gasto/benefício. A avaliação recorre a duas metodologias distintas: a análise de indicadores económico-financeiros e à análise custo/benefício (CBA). A comparação entre os valores encontrados para a empresa postal possuidora da sua frota e para a que contrata parte, permitiram avaliar a mais eficiente na gestão de gastos em transporte e por conseguinte qual a melhor decisão estratégica sobre a natureza da frota.Os resultados apurados sugerem que a poupança observada com a contratação de parte da frota são significativos, contribuindo positivamente para a redução global de gastos em transporte e melhorando todos os valores da análise CBA. Relativamente aos indicadores económico-financeiros, a decisão de contratar melhora significativamente os valores operacionais enquanto que possuir beneficia os de liquidez e estrutura financeira. A avaliação efetuada e os resultados apurados neste trabalho, pretendem dar um pequeno contributo para a tomada de decisão na seleção da natureza dos meios de transporte, nomeadamente, em empresas postais.
- Representações sobre a leitura e sua influência em práticas educativas. Um estudo no primeiro ciclo de BolonhaPublication . Melão, DulceNa sociedade atual, os cidadãos são diariamente confrontados com a omnipresença considerável de informação, exigindo um posicionamento crítico promotor de um exercício de cidadania ativo e responsável. Responder a este desafio crescente é uma das responsabilidades dos futuros profissionais de Educação por várias razões: 1) pelo seu papel privilegiado na mediação da relação do leitor com os textos (Azevedo, 2006); 2) pela relevância que a compreensão na leitura assume para os cidadãos na atualidade (Balula, 2007; Martins & Sá, 2008) e 3) pela reconhecida necessidade do (re)investimento constante em práticas educativas que fomentem a compreensão na leitura e a motivação para a mesma (European Commission, 2012; OECD, 2011). Neste sentido, procura-se, no presente estudo, identificar e caraterizar as representações de futuros profissionais de Educação (neste caso, estudantes a frequentar um primeiro ciclo de estudos de Bolonha na área da Educação Básica), sobre: i) a sua motivação para a leitura; ii) o seu desempenho em compreensão na leitura, iii) a forma como perspetivam o seu futuro público em termos de motivação para a leitura e compreensão neste domínio e iv) estratégias didáticas orientadas para a motivação do seu futuro público para a leitura e o desenvolvimento da sua compreensão na leitura. Pretende-se também perceber a influência destas representações nas suas futuras práticas educativas, assim como conceber, implementar e avaliar um plano de formação em Didática do Português, visando a promoção da competência didática dos estudantes orientada para a motivação do seu futuro público para a leitura e o desenvolvimento da sua compreensão na leitura.
- Textual production in the knowledge-based society: The case of the future social educatorsPublication . Silva, Ana Isabel; Balula, João PauloThe PISA results have been shown the Portuguese student’s difficulties in what it concerns to the level of literacy development on the fifteen’s. After three years of schooling one part of these students begins the higher education and the needs of literacy in reading and written skills increase. On the other hand, the knowledge society demands from the youth and adults, the day-to-day, the capacity to read and use the information in multiple settings and with origin in several sources. To aim these ambitions and expectations we have been developing a program designed to support to increase competences’ levels in literacy on reading and written working with students of a future social educators from the School of Education course (First Cycle of Social Studies). One of the main aspects that are worked here is the elaboration of the introduction and the conclusion. These are the most revisited texts by the evaluators and we think the most underestimated ones by the students, which conceptions we tell from the answers to specific activities in what concerns textual production. In both introduction and conclusion the distribution of the information requires selection processes, organization and prioritization and not only the simple reproduction of the same contents. From the presentation of one activity developed with two classes of the first year (eighty students) we propose: a) to describe the evolution of the proposal structures conceptions for the introduction and for the conclusion of developed works in academic context; b) to describe the concept that these students reveal about the (academic) written skill; c) to determine what importance is given to the reflection about the written process in order to make it efficient, from the reflexive documents analysis produced by students. Therefore we intent implicate students in the literacy competences’ development in the Knowledge Society.
- Aplicação do Método de Monte Carlo ao estudo da influência dos dados de entrada na simulação energética de edifícios escolaresPublication . Gomes, Carlos Manuel Amaral; Almeida, RicardoO presente trabalho tem como principal objetivo a aplicação do método de Monte Carlo ao estudo da influência dos dados de entrada na simulação energética de edifícios escolares. Pretende-se perceber como se comporta a energia das salas de aula perante a variabilidade dos parâmetros de entrada. Para tal, foram definidos alguns dados de entrada da simulação como variáveis aleatórias com uma determinada média e desvio padrão e com distribuição normal. As variáveis escolhidas para este caso de estudo foram a densidade de pessoas, o metabolismo, a ventilação (considerando dois cenários distintos), a iluminação e a condutibilidade térmica do reboco interior e da cobertura. Os valores das amostras das variáveis de estudo foram obtidos aleatoriamente, através do método de Monte Carlo. Este método consiste em gerar valores aleatórios, assumindo uma determinada distribuição de probabilidade, criando vários cenários para essas variáveis. De forma a melhorar a eficiência do procedimento foi utilizado o método Hipercubo Latino. Foram geradas amostras de 25, 50, 100, 200 e 500 valores aleatórios para todas as varáveis de estudo com o objetivo de permitir efetuar uma análise de sensibilidade relativamente à exatidão e, consequentemente, ao número de casos necessários em estudos desta natureza. Depois das amostras serem geradas foram criados os respetivos ficheiros de dados e efetuadas as simulações utilizando o programa de simulação térmica e energética EnergyPlus. Todo o procedimento foi automatizado com recurso a macros programadas em Excel. Os resultados obtidos nas várias simulações foram analisados estatisticamente e tratados segundo uma análise descritiva. Foi efetuada uma análise às necessidades energéticas das salas de aula numa base mensal e relativamente ao total anual. Verificou-se que, dos parâmetros estudados, o que mais influencia as necessidades energéticas de aquecimento das salas de aula é a ventilação, concluindo-se que existe uma forte correlação linear entre ambos os parâmetros.
- Market orientation, organizational learning, innovation and performance: keys to the sustainability of non-profitsPublication . Fonseca, Susana; Baptista, AlbertoThe purpose of this paper is to review literature, exploring the relationships between the concepts market orientation, organizational learning, innovation and performance in nonprofit organizations. To understand the nature of these concepts in the nonprofit context, the authors will discuss their application to nonprofit organizations. It questioned the use of management methodologies in these organizations and suggests the investigation of its application to improve its performance. The management of nonprofit organizations should move to another setting, unlike the informality that characterizes them. The question which arises is this reality that these organizations as complex organizations, should strive to implement new management tools that enable them to achieve sustainability, while they seek to achieve their social mission in the universe that are inserted. Thus, the authors propose a conceptual model that relates the concepts above and presents the hypotheses to be tested. They conclude by suggesting the application of the empirical model NPO management as a line of future research. The paper presented, which is part of a broader work of a doctoral thesis, refers mainly to literature.
- UniformityPublication . Brilhante, Fátima; Malva, Madalena; Mendonça, Sandra; Pestana, Dinis; Sequeira, Fernando; Velosa, SílvioUma das questões de interesse em Meta Análise é: dado um conjunto de p-values observados em testes independentes, usando uma estatística de teste T para testar H0 vs. HA, como obter uma síntese? As respostas mais comuns devem-se a Tippett, a Fisher e a Stouffer, consulte-se Gomes et al. (2009) ou Sequeira (2009) para mais informação. Qualquer daqueles métodos assenta no facto de o teorema da transformação uniformizante indicar que, sob validade de H0, a amostra p vem de uma população uniforme padrão. Tippett usa a teoria distribucional dos mínimos, Fisher usa a relação entre uniformes e quis-quadrados, e Stouffer usa uma transformação em dados gaussianos. Por outro lado, como indicado em Gomes et al. (2009), sem efectivamente explorar esse facto, o uso da transformação de Sukhatme permite ainda usar a rica teoria dos espaçamentos e das estatísticas ordinais de espaçamentos, eventualmente conjugando depois com as os filões que Tippett, Fisher e Stouffer exploraram. Para além de iniciarmos as vantagens de usar amostras computacionalmente aumentadas como proposto em Gomes et al. (2009) e os correspondentes espaçamentos para melhor investigar a uniformidade de p, exploramos o conceito de p-values aleatórios. De facto, é questionável partir do pressuposto de uniformidade de p, que só faz sentido se H0 for efectivamente verdadeira — quando o que se está a pretender estabelecer é a rejeição global dessa hipótese nula.