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- Didática da história : estratégias para a aprendizagem da história no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Cristina Isabel da Silva; Nunes, JoãoNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o seguinte trabalho, no qual se efetua uma investigação acerca das estratégias utilizadas para a aprendizagem da História no 1º Ciclo do Ensino Básico. Com vista à recolha de informação, foram realizadas entrevistas a alunos do 1º Ciclo, de uma escola do concelho de Viseu e foram feitos questionários para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Estas ferramentas de trabalho permitiram analisar os dados para dar resposta à questão problema. Foi muito importante refletir sobre o papel do Professor, o ensino da História, bem como as estratégias utilizadas. Para além disso, foi crucial descobrir como se ensina História no passado, para estabelecer comparações com aquela que é ensinada atualmente. Assim, o Capítulo I, intitula-se “Reflexão crítica das práticas em contexto” e carateriza os dois contextos de estágio, analisa as práticas que foram concretizadas na PES II e III e ainda analisa as competências e conhecimentos profissionais que foram sendo desenvolvidos. O Capítulo II, designa-se “Trabalho de Investigação” e através da revisão da literatura aprofunda o conhecimento Histórico, o Património Cultural e a Didática da História. O Capítulo III, “O professor e o ensino da História em Viseu” apresenta a história da escola que serviu como objeto de estudo, mas também a apresentação e discussão de todos os dados obtidos com as técnicas relatadas. Através deste projeto de investigação, conclui-se que, por um lado, os sujeitos que promovem a aprendizagem tendem a optar por métodos inovadores (computador, meios audiovisuais…), com metodologias que vão de encontro à motivação dos alunos, indo para além do currículo/programa. Mas por outro lado, os alunos tendem a preferir metodologias diferentes e inovadoras, revelando também um grande gosto e motivação para a aprendizagem do Estudo do Meio. Quanto à forma como o professor motiva os alunos percebeu-se que os mesmos detetam facilmente as atitudes do docente, como forma de motivação para a aprendizagem. Em relação às metodologias utilizadas, os professores recorrem a aulas mais lúdicas, interessantes, evitando as 2 aulas expositivas, optando pelas estratégias mais aceites pela turma. Conclui-se assim que, os docentes recorrem mais frequentemente ao manual e ao quadro. Para além disso, todos os professores consideram que as suas estratégias motivam os alunos, logo consideram-nas eficazes. Também dizem concordar que os alunos estão recetivos à História. No que diz respeito aos alunos, conclui-se que a maioria prefere o uso do manual. Também consideram que as fichas, as fotografias, o vídeo e uma música não resultam no ensino do Estudo do Meio. Relativamente às estratégias que devem ser utilizadas como motivação para a turma, conclui-se que a maioria opta pelo vídeo, manual e quadro. Ao longo do estudo, foi evidente o interesse dos alunos pela História.
- A reconstrução da práxis em ciências da natureza na educação pré-escolarPublication . Barreiros, Maria de Fátima Silva; Abrantes, Isabel; Novais, AnabelaRESUMO Enquanto trabalho investigativo tem como propósito uma reformulação/reestruturação de práticas ao nível da Educação em Ciência, na Educação Pré-Escolar de uma forma refletida e ponderada, na relação estabelecida entre Educador e Criança como (co)construtores do currículo em ambientes estimulantes à aprendizagem em Ciência. Procurando romper com práticas enraizadas que, dando segurança ao educador, não contribuem para que a criança seja autónoma e construtora do seu conhecimento, promoveu-se a mudança da prática pedagógica, centrada na área do Conhecimento do Mundo - mais focalizada no desenvolvimento das atividades experimentais em Ciência. Dividido em duas fases o estudo pretendeu aferir quais as práticas que potenciam níveis de envolvimento mais elevado em Ciências na Educação Pré-Escolar. Adotando a metodologia de investigação – ação, de caráter qualitativo, através da observação participante, registaram-se os níveis de envolvimento potenciados no desenvolvimento das atividades práticas em ciências, utilizando como instrumento de registo a ficha de observação do envolvimento da criança (Bertram & Pascal, 2009, p. 134). Verificou-se que: i) houve uma relação direta entre os níveis do envolvimento das crianças e a manipulação de materiais, numa confirmação objetiva de que nestas idades a criança aprende pela ação direta que exerce sobre os materiais; ii) quando o educador potencia interações sociais e materiais que facilitam as descobertas e aprendizagem, os níveis de envolvimento das crianças nas atividades tendem a aumentar; iii) reconhecendo-lhes agência, autonomia e capacidade de assumir um papel ativo na construção do seu conhecimento, o educador ajuda a criança a aprender de forma global e harmoniosa.
- A influência do rendimento dos atletas do desporto escolar no treino desportivoPublication . Teixeira, Daniel; Teixeira, José; Veloso, Manuel; José Miranda Gonçalves, FranciscoO Desporto constitui um dos fenómenos sociais com maior impacto na nossa sociedade e a sua prática, correctamente desenvolvida, representa uma importante fonte de valorização das pessoas e da sua qualidade de vida. Contudo, a sua situação em Portugal poderá adivinhar-se difícil, devido à problemática situação dos clubes e associações que, desprovidos de recursos humanos, físicos, materiais e com a inexistência de instalações desportivas adequadas para a prática desportiva diária dos seus cidadãos, resulta cada vez mais, em acentuados défices na formação desportiva das crianças e jovens em contexto escolar (Sousa, 2006).
- As perceções dos futuros professores de Educação Física sobre a sua influência socialPublication . Albuquerque, Alberto; Teixeira, Ricardo; Lima, Ricardo; José Miranda Gonçalves, Francisco; Resende, Rui
- The influence of motivational involvement in physical activity level improving using formative evaluation proceduresPublication . José Miranda Gonçalves, FranciscoThe current work was planned to build up an original motivational involvement, based on Self-Determination Theory and Social Cognitive Theory, to improving physical activity in disadvantaged adolescents. The theoretical structure has three main issues: social context (perceived independence, perceived social sustain, input and enjoyment); cognitive mediators (perceived option and self-efficacy); and motivational course (intrinsic motivation, commitment and positive self-concept). Formative evaluation information was composed by organization through daily forms right through the 16-week program and during observational data completed, by independent trained observers, during 4 weeks. The results shown information concerning the meaning of the cognitive suitability of the physical activity and motivational actions, the environmental context for promoting relationships, strategies definition for increasing intrinsic rather than extrinsic reinforcement, and stimulate methods for preventing social gender conflicts to keep an appropriate level of social support by formative evaluation procedures.
- A canção como meio facilitador na aquisição de vocabulário em educação infantilPublication . Gomes, Cátia Sofia Soares Santos; Gomes, António Ferreira; Aguiar, Maria CristinaResumo No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é efetuada uma reflexão crítica sobre o percurso realizado na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Inicialmente será feita uma contextualização dos locais onde foram desenvolvidas as práticas profissionais e posteriormente será apresentada uma reflexão sobre as práticas concretizadas, bem como uma análise dos conhecimentos e competências desenvolvidos. Em relação ao trabalho de investigação foi realizado um estudo de caso, relativo à exploração de canções em creches, de forma a averiguar se as canções são um meio facilitador na aquisição de vocabulário. A recolha de dados é efetuada através da observação direta de crianças com idades compreendidas entre um e três anos, através de inquéritos por entrevista, tendo como intervenientes várias educadoras de infância. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso específico onde ocorreu a recolha de dados e de acordo com os sujeitos entrevistados, as canções auxiliam as crianças com idades inferiores a três anos na aquisição de vocabulário.
- O Amor Sobe o Morro com Vinícius de Moraes e GOGPublication . Miranda, Eugênia Francisca de SouzaResumo O artigo visa analisar as reproduções imagéticas e as injunções de sentido que são dadas ao amor de acordo com a subjetividade dos indivíduos inseridos na realidade social das favelas. Primeiro em Orfeu da Conceição de Vinícius de Moraes e depois na canção “O amor venceu a guerra” do rapper brasiliense GOG. Neste recorte teremos a percepção do sentido que se dá ao amor em dois momentos poético-musicais da cultura brasileira: no moderno e no hipermoderno.
- Narrativa e personagem jornalística: a construção de José Dirceu como réu do 'mensalão' nas páginas de Veja.Publication . Lobo, Juliana; Araújo, Bruno Bernardo deBy combining epistemological contributions of the Narrative Studies in Journalism Studies, this article intends think journalistic discourse as narrative within which the social actors represented assume the value of journalistic character. Using the techniques of Critical Discourse Analysis, we develop an analysis that seeks to identify the main discursive strategies on the construction of José Dirceu’s image as defendant of the “mensalão” process, during its trial, by Veja magazine. The lexical choices, frameworks and other aspects inherent to the discourse of Veja magazine, allow identify a semantic universe strongly dysphoric regarding Dirceu’s image.
- As motivações e satisfação dos turistas presentes em Guimarães CEC 2012Publication . Ferreira, Ana Margarida Matos; Seabra, Cláudia; Paiva, Odete Maria de MatosEsta dissertação caracteriza-se como sendo um estudo inserido no tema Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. Sendo o turismo um dos principais agentes da economia global, e sendo o tema central deste estudo o Turismo Cultural, merece uma análise cuidada do tema em estudo. Assim, e dado a crescente evolução do turismo cultural, o principal objectivo deste estudo é compreender as imagens do destino, satisfação e motivação dos turistas presentes em Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, uma vez que se tratou de um evento realizado apenas pela terceira vez em Portugal. O turismo cultural, que cada vez mais em voga, tem em Portugal um ênfase perante os turistas que cada vez mais exigentes que procuram experiências diferentes e únicas. Verifica-se que nos últimos anos há uma emergência para o consumo nesta área dos serviços. Para que se possam tirar conclusões práticas, foi realizado um questionário presencial a turistas presentes em Guimarães. Os dados foram analisados e extraídos pelo SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), por meio de ferramentas descritivas, análises univariantes e análise de regressão linear. No final foram apresentadas conclusões dos dados onde se verificou que as variáveis motivação e satisfação dos turistas presentes em Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 são as variáveis que mais influenciam a visita e que portanto mereceram uma análise mais cuidada das mesmas.
- Determinants of intentions to purchase travel online: A holistic approachPublication . Amaro, Suzanne; Duarte, PauloOnline travel shopping has attracted researchers due to its significant growth and there is a growing body of literature in this field. However, research on what drives consumers to purchase travel online has typically been fragmented. In fact, existing studies have largely concentrated on examining consumers’ online travel purchases either grounded on Davis’s Technology Acceptance Model, on the Theory of Reasoned Action and its extension, the Theory of Planned Behaviour or on Roger’s model of perceived innovation attributes, the Innovation Diffusion Theory. A thorough literature review has revealed that there is a lack of studies that integrate all theories to better understand online travel shopping. Therefore, based on relevant literature in tourism and consumer behaviour, this study proposes and tests an integrated model to explore which factors affect intentions to purchase travel online. Furthermore, it proposes a new construct, termed social media involvement, defined as a person’s level of interest or emotional attachment with social media, and examines its relationship with intentions to purchase travel online. To test the 18 hypotheses, a quantitative approach was followed by first collecting data through an online survey. With a sample of 1,732 Worldwide Internet users, Partial Least Squares analysis was than conducted to assess the validity and reliability of the data and empirically test the hypothesized relationships between the constructs. The results indicate that intentions to purchase travel online is mostly determined by attitude towards online shopping, which is influenced by perceived relative advantages of online travel shopping and trust in online travel shopping. In addition, the findings indicate that the second most important predictor of intentions to purchase travel online is compatibility, an attribute from the Innovation Diffusion Theory. Furthermore, even though online shopping is nowadays a common practice, perceived risk continues to negatively affect intentions to purchase travel online. The most surprising finding of this study was that Internet users more involved with social media for travel purposes did not have higher intentions to purchase travel online. The theoretical contributions of this study and the practical implications are discussed and future research directions are detailed.