Browsing by Issue Date, starting with "2015-12-18"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Incapacidade funcional em doentes com acidente vascular cerebral seis meses após a sua ocorrênciaPublication . Correia, Ricardo Miguel Lourenço; Martins, Rosa Maria LopesEnquadramento: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma patologia com profundas implicações na funcionalidade das pessoas, com efeitos significativos não só ao nível do funcionamento físico, mas também a nível emocional, familiar, social e económico. Objetivos: Avaliar níveis de funcionalidade nas pessoas com AVC seis meses após a sua ocorrência e analisar a sua relação com as variáveis sócio demográficas, clínicas e funcionalidade familiar. Métodos: Trata-se de um estudo não experimental, transversal, descritivo-correlacional e de caráter quantitativo. Foi realizado numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por 72 pessoas com AVC há mais de seis meses, que são acompanhadas na Consulta Externa do Hospital Sousa Martins da Guarda. Para a mensuração das variáveis utilizou-se um instrumento de colheita de dados que integra uma secção de caracterização sócio demográfica e clínica, o Índice de Barthel e a Escala de Apgar Familiar. Resultados: Constatou-se que após seis meses da ocorrência do AVC 44,4% dos inquiridos apresenta uma incapacidade ligeira, 36,1% uma incapacidade moderada e 19,4% uma incapacidade grave. Verificámos que, a idade (p=0,000), o género (p=0,006), a coabitação (p=0,002) e o rendimento familiar (p=0,019) se correlacionam significativamente com a capacidade funcional das pessoas, em algumas dimensões. Paralelamente, o alcoolismo (p=0,006), tabagismo (p=0,050), diabetes mellitus (p=0,000), stresse (p=0,050) e hipertensão arterial (p=0,050) interferem igualmente nessa capacidade, assim como o local de AVC. Em relação à realização de programas de reabilitação existe uma correlação negativa mas significativa (p=0,028). Conclusão: As evidências encontradas neste estudo reforçam o paradigma de que os fatores de risco se associam a uma pior capacidade funcional nas pessoas com AVC. Neste sentido, a adoção de medidas preventivas no controle destes fatores, a promoção de hábitos de vida saudáveis e a implementação precoce de programas de reabilitação estruturados são estratégias fundamentais na minimização do impacto negativo que esta doença acarreta na qualidade de vida das Pessoas. Palavras-chave: Doente, Acidente Vascular Cerebral, (in)capacidade funcional.
- Otimização de desempenho de uma aplicação de participação públicaPublication . Ferreira, Fábio Daniel Martinho; Francisco, Francisco FerreiraA massificação do acesso à Internet, juntamente com a evolução tecnológica, proporcionaram a criação de aplicações web cada vez mais exigentes e complexas. Entre os requisitos para o sucesso de um website, o desempenho tem um papel fundamental. Portanto, este trabalho de investigação e desenvolvimento procura efetuar um levantamento das principais técnicas de melhoria do desempenho de aplicações web para aplica-las num contexto de uma aplicação complexa. Uma das principais motivações para a realização deste trabalho de investigação e desenvolvimento está relacionada com a necessidade de melhorar a performance de uma plataforma web de participação pública, designada Liberopinion. Esta plataforma tem vindo a ser alvo de um número crescente de acessos (em simultâneo) e de um acréscimo da implementação de novas e complexas funcionalidades, o que tem provocado alguma degradação no desempenho. Neste trabalho apresentam-se também as técnicas que tiveram mais impacto para a melhoria de desempenho da plataforma Liberopinion. Nesta dissertação apresentam-se e analisam-se os resultados obtidos a partir das medições do desempenho, antes e após a implementação das diferentes técnicas de otimização nas diversas instâncias da plataforma Liberopinion em produção. Entre os principais resultados, a combinação de diferentes técnicas de otimização do desempenho destaca-se como a abordagem com melhorias mais significativas na performance de aplicações Web. Resumindo, acredita-se fortemente que o desempenho das páginas de um website tem impacto na taxa de rejeição. Quanto mais tempo uma página demorar a ser carregada, maior é a probabilidade de o utilizador sair do website depois de visualizar a primeira página.
- Práticas de ensino supervisionada e a importância da creche na transição para o Jardim-de-InfânciaPublication . Freire, Sara Henriques; Ribeiro, Esperança JalesO presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada III (PES III) do 2.º Ciclo de Estudos, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e inclui duas partes distintas. A primeira parte diz respeito às práticas de estágio desenvolvidas no decorrer da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES). Aí, proceder-se-á a uma reflexão crítica acerca do trabalho desenvolvido nos referidos contextos e das experiências de aprendizagem que daí resultaram. A segunda parte do relatório final de estágio está relacionada com a execução de um trabalho de investigação centrado nos seguintes objetivos: compreender a importância da frequência da creche no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, identificar a opinião dos profissionais sobre a creche e as suas atividades e conhecer a relação pais/Jardim-de-Infância/Creche. O estudo em causa segue uma metodologia qualitativa, mais concretamente o estudo de caso e envolve duas educadoras de creche, três educadoras do jardim-de-infância, nove pais das crianças da creche e sessenta e uma crianças (9 responderam às entrevistas acerca da frequência da creche e 52 executaram o desenho alusivo à visita à sala de creche). Com a realização deste trabalho de investigação pretende-se acima de tudo obter resposta à seguinte questão: “Qual a importância da frequência da Creche na transição para o Jardim-de-Infância?” Tendo em conta o estudo realizado foi possível obter determinadas conclusões de acordo com as perpetivas dos profissionais (educadoras de creche e educadoras do jardim-de-infância), pais e crianças do jardim-de-infância. No parecer dos profissionais a creche é importante no sentido de autonomia (gerir a separação dos pais), em termos de regras, altruísmo e partilha de brinquedos, bem como o desenvolvimento global das crianças. Os pais consideram que a creche proporciona o desenvolvimento pessoal e aprendizagem das crianças. Para além disto, a mesma permite educar os seus filhos e é a primeira etapa da educação escolar. Porém, existem pais que referem que o facto de deixarem os seus filhos na referida instituição está relacionado com a inexistência de tempo da sua parte.De acordo com as entrevistas realizadas às crianças do jardim-de-infância podemos verificar que a frequência da creche foi fundamental para o crescimento saudável das crianças, sendo que 89% das crianças têm lembranças positivas sobre o primeiro dia de creche, 57% das crianças menciona como atividades que mais gostavam brincar com as bolas, 100% mencionaram que preferem brincar com outras crianças, 78% revelaram a existência de uma interação positiva entre as mesmas e a educadora, bem como 100% afirmou existir reações positivas à participação dos pais nas suas atividades.
- Desenvolvimento de uma plataforma de Gamification para soluções cooperativas empresariaisPublication . Martins, Ana Rita Oliveira; Francisco, Francisco FerreiraAtualmente, muitas empresas de desenvolvimento de software ou de soluções tecnológicas são constituídas por equipas, em que parte delas integram colaboradores outsourcing, ou seja, são colaboradores que pertencem a outra empresa mas que diariamente realizam as suas funções nas instalações das empresas clientes. As empresas de consultoria fornecem programadores/consultores na área para trabalharem com os seus clientes, o que implica que diariamente, os consultores mudem de rotinas. Cada vez mais, existem empresas a dedicarem-se à prestação deste tipo de serviços. No entanto, tal como todas as outras empresas no mercado, precisam de crescimento. Um grande problema que estas empresas de consultoria enfrentam é que grande parte dos seus colaboradores perdem o conhecimento/contacto com a empresa e com os restantes colegas. No entanto, uma empresa carece essencialmente do apoio dos seus colaboradores para crescer. O ideal seria os colaboradores sentirem-se motivados a apoiar esse crescimento, contudo tal desafio será abordado ao longo desta dissertação de forma que se idealize uma possível solução. Ao longo da história, as pessoas foram cada vez mais educadas de modo a que a sua mentalidade possa ser facilmente influenciada por jogos, devido à competição e ao cumprimento de objetivos que motivam os utilizadores a jogar. Gamification é um conceito relativamente recente que aplica mecânicas de jogos em contextos não lúdicos, para motivar as pessoas a alcançar determinados objetivos. Quem não gosta de estar no topo de rankings? E de ter uma boa coleção de prémios derivados do seu esforço tornando uma boa imagem empresarial? São cada vez mais as empresas a aplicar esta metodologia para motivar os seus colaboradores a trabalharem em prol da empresa e com os colegas. Estima-se que em 2015, 70% das empresas mundiais terão uma plataforma interna de gamification, com vista a impulsionar a inovação, dar valor à informação “parada” e/ou gerar nova informação, mantendo os colaboradores ativos e motivados. A XLM – Innovation & Technology é uma empresa com este caráter e paradigma. Atualmente, a empresa incluí uma gestão de IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação), ou seja, possui ferramentas acessíveis aos colaboradores para que participem no crescimento da empresa colocando ideias. No entanto, a realidade é que a plataforma responsável pela bolsa de ideias é pouco movimentada. Além disso, existe pouca eficiência na partilha de informação entre os colaboradores, entre outros fatores que reduzem a cooperação dos colaboradores no crescimento da empresa. A ideia para o presente projeto baseia-se no desenvolvimento de uma plataforma interna de gamification, integrando os sistemas já existentes, com a finalidade de motivar os colaboradores a participarem neste processo de crescimento e inovação, sem se tornar notoriamente intrusivo no dia-a-dia. Um dos mecanismos usado num processo que emprega o conceito de gamification baseia-se na distinção dos colaboradores relativamente a conhecimentos adquiridos, boas práticas ou uma colaboração extraordinária para com a empresa. Estas distinções aumentam a “reputação” do colaborador perante os seus colegas e criam um sentido de reconhecimento do seu valor. Para a presente dissertação, pretende-se estudar e implementar os métodos de gamification mais adequados para a resolução dos problemas da empresa.
- Desenvolvimento de uma bateria com BMS para uso em veículo eléctricoPublication . Carvalho, Ana Cláudia Rodrigues de; Delgado, Joaquim Duarte BarrocaA presente dissertação tem por objectivo relatar o projeto de uma bateria com BMS para uso num veículo eléctrico e contribuir para a melhor integração dos veículos eléctricos, sensibilizando para a necessidade de uma mobilidade mais sustentável com suporte na eletricidade face ao panorama atual energético. O trabalho inicia-se com a exposição de um estado de arte sobre a evolução do veículo eléctrico com enfâse nos factores que levaram à sua hibernação, assim como as motivações que estiveram na origem do seu regresso e as diferentes arquiteturas atualmente em uso. De seguida, expõem-se o estudo da cinemática do veículo automóvel com formulação das forças que se opõem ao movimento, bem como a potência, velocidade e o binário para as vencer. Analisam-se depois as diferentes tecnologias de armazenamento de energia. Destas são exploradas as que atualmente cumprem melhor os requisitos para uso na mobilidade eléctrica com maior incidência na tecnologia electroquímica à base de Lítio e nos seus desenvolvimentos em curso. Apresentam-se também as funcionalidades que devem ser implementadas por um BMS para supervisão dos parâmetros críticos e a proteção da bateria. Foi depois escolhido um veículo e com base nas suas especificações procedeu-se ao projeto de eletrificação do sistema propulsor com a escolha de componentes reais. Por aplicação da teoria da cinemática foram formuladas as equações diferenciais que modelizam o comportamento dinâmico do veículo. A partir desses estudos e das especificações encontradas foi projetada uma bateria que permitisse alcançar a autonomia desejada e desenhada uma possível representação do seu aspecto interior e encapsulamento. Com base na modelização formulada foi desenvolvida uma aplicação em MATLAB para a simulação do comportamento do veículo em diferentes cenários. Este modelo permite inferir a ação da variação da massa e da inclinação do pavimento sobre aceleração e a velocidade instantânea e máxima alcançável, assim como a distância percorrida pelo veículo. Com efeito, permite conhecer a evolução de outros parâmetros como a potência e o binário motor e a forças atuantes com o movimento. Adicionalmente foi realizada uma simulação do ciclo de condução NEDC que permite estimar o consumo energético, a partir do qual é calculado o impacto ambiental e a autonomia proporcionada pela bateria. A aposta na conversão de um automóvel convencional em eléctrico é uma solução viável e que promove a redução das emissões de CO2 deste sector, porém constitui ainda uma atividade não compensadora do ponto de vista económico.