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- A utilização das TIC como meio de aprendizagem da matemática com alunos com Necessidades EspeciaisPublication . Lourenço, Elisabete Mesquitela dos Santos; Rego, Belmiro; Pinto, Maribel MirandaAs escolas recebem atualmente alunos com Necessidades Especiais (NE) com o objetivo de as integrar e incluir neste espaço social, tentando adaptá-las e prepará-las para a vida e para a convivência com os outros. Cabe então à Escola e aos Professores organizarem-se e trabalharem de forma a promoverem as melhores condições para receberem estes alunos dando resposta às suas necessidades, capacidades e incapacidades, educando-as de forma criativa e participativa, de forma a melhorarem o processo de ensino aprendizagem e a prática da interdisciplinaridade. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) trouxeram mudanças quanto às formas de trabalho, nomeadamente, ao processo de ensino aprendizagem nas escolas. Nas instituições de ensino, vêm juntar-se, como ferramenta e método, ao processo de ensino-aprendizagem do aluno. Uma das ferramentas que apresentamos em destaque é o robô educacional que desperta o interesse dos alunos, uma vez que eles mesmos podem programar o robô nas diferentes atividades. A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem promovem novas formas de aprender, de ensinar e de pensar. Com a realização deste trabalho pretende-se fazer um estudo, desenvolver e utilizar o robô nas aulas de matemática, na aprendizagem de alguns conteúdos em crianças com Necessidades Educativas Especiais, aplicar alguns exercícios, observar e registar o desempenho dos alunos. É também nosso objetivo aumentar os nossos conhecimentos sobre este tema e perceber de que forma os professores podem melhorar como profissionais, contribuindo de certa forma para uma melhor inclusão e aprendizagem das crianças com Necessidades Especiais. Foi elaborada uma proposta pedagógica desenvolvida em cinco sessões de quarenta e cinco minutos cada no ano letivo 2017/2018. Optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, e pela realização de quatro estudos de caso, cujo foco foram quatro alunos inseridos nas NEE. Os métodos de recolha de dados foram a observação participante e a recolha documental. Para a análise de dados recorremos à análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam uma motivação por parte dos alunos na resolução dos exercícios propostos. As dificuldades apresentadas relacionam-se com a escolha da melhor estratégia a adotar na resolução do exercício
- A intergeracionalidade como forma de colmatação ao isolamento dos idosos: Criação de um Centro de ConvívioPublication . Carvalho, Ana Cristina Rodrigues de; Santos, Paula Marques dosCom este trabalho pretendemos apurar que tipo de resposta social responde às necessidades da população residente na freguesia de São João de Fontoura – concelho de Resende, no âmbito da intergeracionalidade e combate ao isolamento dos idosos. A metodologia utilizada é de caráter quantitativa, no qual se aplicaram entrevistas relativamente a dados sociodemográficos, de participação social, de educação, de qualidade de vida e, por fim, interesses pessoais. Como objetivo procura-se, através dos dados recolhidos, compreender a problemática do isolamento dos idosos na freguesia de São João de Fontoura e, posteriormente, dar solução à mesma com a implementação de um centro de convívio intergeracional. Os resultados obtidos são claros e demonstram que os idosos se sentem sozinhos, havendo falta de respostas para satisfazer as suas necessidades sociais. Apesar disso, mostram-se recetivos ao nosso projeto, uma vez que têm todo o interesse em participar nas atividades propostas.