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- Conhecimento dos enfermeiros sobre a referenciação para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados : uma realidade a nível hospitalarPublication . Magno, Fátima Correia da Silva; Andrade, Ana Isabel Nunes Pereira de Azevedo eIntrodução: O conhecimento é produto da ação de aprender e tem como requisito que possa ser expresso e comunicado aos outros. Assim, promover o desenvolvimento do conhecimento em enfermagem requer três elementos centrais: formação, prática e pesquisa e cada um deles permeado por outros elementos de suporte, como o desenvolvimento e análise de conceitos, o uso de teorias e a enfermagem baseada em evidências. É neste sentido que o enfermeiro tem que ser um profissional com conhecimentos nomeadamente no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), uma vez se configuram como um elemento transversal em toda a Rede, sendo estes os que melhor se posicionam para responder aos objetivos deste espaço de cuidados. Objetivos: Identificar o nível de conhecimento dos enfermeiros para a referenciação do utente para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados; Verificar a relação entre as variáveis sociodemográficas, profissionais, contexto de formação e motivação com o conhecimento dos enfermeiros dos cuidados hospitalares. Métodos: Estudo de natureza quantitativa, de coorte transversal, descritivo e correlacional, numa amostra de 38 enfermeiros, com uma idade média de 38,05 anos (+/- 8,21) a exercerem funções em serviços do Centro Hospitalar Tondela – Viseu, onde é realizada a maioria da referenciação dos doentes para a RNCCI. Para a recolha de dados optou-se pelo questionário, que contém questões de caracterização sociodemográfica, profissional, de formação em Cuidados Continuados Integrados, da importância dos Cuidados Continuados Integrados, o Questionário Geral dos conhecimentos sobre a referenciação para a Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados e a Escala Multi-Factorial de Motivação no Trabalho (Ferreira et al., 2006). Foi obtido parecer favorável da Comissão de Ética. Resultados: Metade dos enfermeiros (55,3%) apresenta moderado conhecimento sobre o processo de referenciação para a RNCCI, com baixo conhecimento por parte dos enfermeiros que exercem na ortopedia (91,7%), com menos de 15 anos de tempo de serviço (66,7%). Os participantes com categoria profissional de “enfermeiro” (81,0%) e sem formação em serviço sobre a RNCCI manifestam moderados conhecimentos (81,0%, respetivamente). O perfil dos enfermeiros com mais conhecimentos sobre a referenciação do utente para a RNCCI é: género feminino, mais novos (≤40 anos), casados, com o mestrado, que exercem na Unidade AVC, com menos tempo de serviço (≤15 anos), os enfermeiros especialistas, sem formação em serviço na área, que já fizeram trabalhos e projetos em relação à temática em estudo, com conhecimentos sobre o processo de referenciação, insatisfeitos com este processo, mais motivados no trabalho. Conclusão: Os resultados demonstram a necessidade de os enfermeiros melhorarem os seus conhecimentos, no âmbito do processo de referenciação para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. O processo de referenciação deve ser objetivo e direcionado para as necessidades dos utentes, de forma a que a continuidade de cuidados seja uma realidade. Palavras-chave: Conhecimentos; Enfermeiros; Referenciação; Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.
- Perspetivas dos professores sobre os efeitos da (não) -retenção escolar na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rosa, Carolina da; Ramalho, Henrique; Rocha, JoãoO presente Relatório Final de Estágio contempla o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se dividido em duas partes fundamentais, nomeadamente, uma que apresenta uma reflexão crítica sobre toda a prática desenvolvida e outra que diz respeito, à investigação sobre a temática de (não)retenção escolar que tem como título Perspetivas dos professores sobre os efeitos da (não)-retenção escolar na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A retenção escolar é uma das maiores problemáticas do sistema de ensino português, pelo facto de o nosso país ter as taxas mais altas dos países analisados pela OCDE (2012; 2013). Assim sendo, a problemática da nãoretenção dos alunos do ensino básico, para anos não terminais, passou a ser normalizada pelo Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril. O CNE (2017) refere que os alunos retidos sofrem um processo de regressão na sua autoestima e da sua socialização, conduzindo a níveis preocupantes de alienação face à escola, com repercussões no aumento dos índices de abandono escolar. Com este trabalho de investigação temos como principal objetivo compreender as mudanças operadas no Sistema, nas escolas e nas práticas e perceções dos professores sobre esta temática de não-retenção. A investigação é de natureza qualitativa, foi realizada em duas escolas localizadas em contextos distintos, estando uma localizada na zona centro do Continente e a outra na Região Autónoma dos Açores. Para a recolha de dados recorremos à entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a expetativa da não-retenção cabe mais às famílias e à sociedade e que os professores inquiridos se mostram cautelosos com as medidas de não-retenção.
- A Comunicação de Crise na Câmara Municipal de Santa Comba Dão: Os Incêndios de 2017Publication . Fernandes, Sara Raquel Calisto; Nunes, JoãoAs crises têm vindo a ser um fenómeno recorrente desde a Antiguidade Clássica. No Grego Clássico, a palavra crise reportava etimologicamente para a noção de julgamento e de decisão. Na conceção chinesa, a definição chinesa remete para a noção de perigo com a ideia de ponto de viragem. Este é um conceito mais abrangente e refere para a situação de crise como uma oportunidade de eliminar o que não está a funcionar bem. As organizações, por sua vez, podem ser definidas de diversas formas. A comunicação é uma peça fundamental no processo de gestão de crise, existindo, portanto, a possibilidade de refletir acerca da importância que tem na criação, manutenção e reposição da imagem de uma organização. Pretende-se investigar o que realmente é uma crise, como é que a comunicação é gerida em tempos de crise em Portugal, em específico na Câmara Municipal de Santa Comba Dão durante os incêndios de 2017. Pretende-se também perceber e como funciona a comunicação institucional, a comunicação pública e a comunicação municipal e perceber igualmente quais as caraterísticas que um plano de comunicação deverá ter e como deve ser posto em prática perante a comunicação social. Este é um estudo exploratório, baseada em pesquisa bibliográfica, com a utilização de metodologia quantitativa, através da análise de conteúdo. Para concretizar essa análise, realizou-se uma recolha de dados e informação e a sua posterior análise através de várias categorias, analisando, posterior, documentos audiovisuais, redes sociais e fontes escritas da câmara municipal. Foram encontradas 127 publicações, tanto produzidas pela própria câmara municipal como pelos meios de comunicação social online.
- A Neurociência Cognitiva Aplicada à Comunicação Publicitária “perceções sobre o tema”: um estudo de casoPublication . Gomes, Joana Filipa Varandas; Barros, Teresa Antas; Diogo, JulienA Neurociência Cognitiva Aplicada ao Marketing e à Comunicação publicitária é um tema recente, embora já presente nas tendências de mercado, com alguma expressão a nível académico e empresarial. Porém, dado o contributo que as técnicas e métricas de Neurociência trazem ao Marketing e à comunicação em geral, os profissionais da área reconhecem as vantagens da utilização das técnicas na criação das mensagens publicitárias. Aliar a Neurociência ao Marketing é construir um novo paradigma, com elevado potencial, no que diz respeito ao conhecimento do consumidor. A possibilidade de superar os métodos tradicionais através de ferramentas, métricas e de indicadores de Neurociência, leva os profissionais a realizar novas investigações sobre o tema para que a estratégia de comunicação seja o mais eficaz possível. É objetivo deste projeto de investigação perceber de que modo as técnicas e indicadores de Neurociência Cognitiva (com foco no indivíduo) e a Economia Comportamental (com foco nas relações dos indivíduos) são, e podem ser aplicadas à Comunicação Publicitária criando mensagens que envolvam os consumidores com a marca. Esta investigação configura um Estudo de Caso, enquadrado por uma metodologia qualitativa, uma vez que o que se pretende não é explicar a realidade, mas sim, compreendê-la. No presente estudo, que procura avaliar a aplicação da Neurociência no processo comunicativo das agências, foram objeto de análise três agências de publicidade portuguesas, Bazooka, LOLA Normajean e 10.digital, com recursos a entrevistas, aliando uma análise a três vídeos publicitários realizados pelas agências publicitárias entrevistadas, com base em ferramentas capazes de verificar a aplicação dos conceitos previamente analisados. Reconhece-se a importância e algum conhecimento da Neurociência e do seu potencial qualitativo face à comunicação, desenvolvimento de produtos e na tomada de decisão do consumidor por parte dos entrevistados. O contributo da Neurociência Cognitiva Aplicada na construção de peças publicitárias envolventes é notório, afirmando-se como uma mais-valia no processo criativo. O estudo permitiu ainda a verificação da presença de vários insights da Neurociência Cognitiva nas peças publicitárias, bem como a aplicação de vieses da Economia Comportamental.