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- Educação pré-natal em grávidas com asmaPublication . Lima, Cristiana Sofia Vieira; Coutinho, Emília de CarvalhoIntrodução: O estágio de natureza profissional desenvolvido e que deu resposta a este relatório tem como finalidade major o desenvolvimento de competências para a obtenção do título de especialista e grau de mestre em Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica. Na componente de investigação estudou-se as vivências de grávidas com asma, tendo em conta o significado atribuído pelas grávidas com asma à educação pré-natal. Objetivos: Analisar criticamente as atividades concretizadas nos estágios para aquisição e desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica; Compreender as vivências de grávidas com asma; compreender o significado atribuído pelas grávidas com asma à educação pré-natal. Participantes e métodos: No que concerne ao estágio, foi realizada uma análise reflexiva da prática clínica desenvolvida, tendo como referência o perfil de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e os padrões de qualidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, da Ordem dos Enfermeiros. No âmbito do eixo de investigação, realizou-se um estudo qualitativo, utilizando o método fenomenológico de Max van Manen, estudo aprovado pela Comissão de Ética. Pelo método de bola de neve, selecionaram-se 12 participantes, para entrevista fenomenológica. Os dados recolhidos foram alvo de análise fenomenológica suportada pelo software Nvivo® versão 12. Resultados: A realização dos estágios fortaleceu a inegável importância da formação em enfermagem para o desenvolvimento de competências profissionais especializadas. O contacto com a realidade, nas várias valências da atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, resultou no reconhecimento que a componente prática é o primeiro passo para se removerem as barreiras deste desafio e caminhar-se em direção ao patamar de enfermeiro perito/especializado, indo ao encontro dos padrões de qualidade preconizados para a Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. No âmbito do estudo de investigação realizado, o verbatim das mulheres entrevistadas permitiu desocultar 13 categorias: “Obstáculos na gestão da asma durante a educação pré-natal”, “Sentimentos vivenciados durante a gravidez e parto”, “Estratégias adotadas pela grávida para ultrapassar as dificuldades decorrentes da asma, durante a gravidez”, “Alterações sugeridas à Educação Pré-Natal”, “Ajustamentos terapêuticos durante a gravidez”, “Resultado da gestão da asma durante a gravidez”, “Significado atribuído pela mulher à gravidez”, “Complicações durante a gravidez”, “Ajustamentos terapêuticos após o parto”, “Tipo de acompanhamento da grávida com asma referenciado na Educação Pré-Natal”, “Manifestação da sintomatologia no pós parto”, “Constrangimentos vivenciados durante a gravidez devido à pandemia” e “Patologias decorrentes da gravidez”. Conclusão: A formação clínica em Enfermagem é extremamente importante, pois prepara os estudantes para lidarem com clientes reais e para ampliarem os conhecimentos obtidos na componente teórica. A experiência clínica é a força vital da formação em Enfermagem, porquanto expõe o estudante a circunstâncias e experiências numa variedade de cenários do mundo profissional real. Da investigação realizada conclui-se que há uma necessidade crescente de um aumento e melhoria do acompanhamento e vigilância das grávidas asmáticas no decorrer da gestação, com consultas mensais, onde seja avaliado o estado atual da doença, a função respiratória e terapêutica implementada ou a implementar. É de extrema relevância que seja implementada uma prática de educação para a saúde sobre a asma durante a gravidez, em programas de educação pré-natal, liderados por enfermeiros competentes e especializados, nomeadamente o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Palavras-chave: Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica; Pós-parto; Mulher; Asma; Expetativas; Vivências.