Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A feminização do jornalismo regional em contexto português: o caso dos jornais centenáriosPublication . Carona, Liliana; Simões, Rita Joana Basílio deDe acordo com os dados disponíveis no portal online da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social, em 2019, foram identificadas 1725 publicações periódicas nos 18 distritos de Portugal Continental e nas duas Regiões Autónomas, salientando-se que, do universo das publicações periódicas registadas, 118 eram jornais de âmbito nacional e 485 de âmbito regional. Por sua vez, a API - Associação Portuguesa de Imprensa reconheceu em 2017-2018, a existência de 33 jornais centenários, sendo o distrito de Aveiro o que tinha mais publicações centenárias, na altura: cinco no total1 . Segundo a API (Associação Portuguesa de Imprensa) que tem lutado pela defesa dos jornais centenários, existiam em Portugal continental, 31 publicações regionais com mais de cem anos de vida, num total de 33 publicações centenárias2 . Todavia, a presente investigação atualiza esses números para 40 publicações regionais centenárias. Em 2020, o universo das publicações periódicas registadas, compreendia 116 são jornais de âmbito nacional e 491 de âmbito regional. De salientar que em 2020, encontravam-se inscritas 1716 publicações periódicas, verificando-se uma descida (36) no número de inscrições de publicações periódicas, em relação ao ano transato (2019). A história destes jornais regionais entrecruza-se com a evolução da sociedade portuguesa e, em particular, com as transformações sofridas pelo ecossistema mediático nas últimas décadas. Todavia, raramente, a imprensa regional é eleita como objeto de estudo e, ainda mais raro, atrai uma reflexão com a especificidade concreta do papel e contributo das mulheres no seio desta imprensa. Refletir sobre os jornais regionais, nomeadamente sobre os centenários a partir de uma perspetiva de género é um dos propósitos da presente investigação. Tomando como ponto de partida os estudos dos processos de produção jornalística e a investigação feminista do jornalismo, pretendemos, também, analisar a realidade socioprofissional das redações da imprensa regional e identificar e problematizar as práticas, as condições e o ambiente de trabalho que os caracterizam, tal como percecionados pelas suas e pelos seus jornalistas. Ambicionamos contribuir para uma compreensão mais profunda das redações da imprensa regional e do lugar do género na sua estrutura interna e práticas profissionais. Como pensar a feminização à luz do enquadramento dos jornais regionais? Quais os perfis socioprofissionais dominantes nas redações dos jornais regionais? Em que medida mulheres e homens ocupam cargos de chefia e de direção e a que áreas de atuação se dirige o seu trabalho? Quantas/os profissionais são jornalistas encartadas/os e que funções desempenham? Que tipo de relação contratual logram manter e quais as suas remunerações? De que políticas para a igualdade laboral beneficiam? Como percecionam os efeitos da identidade de género nas suas práticas laborais? Como se traduzem esses efeitos na produção noticiosa? Estas são algumas das questões a que procuramos dar resposta, a partir do recurso a uma abordagem qualitativa e quantitativa, que contempla a análise documental dos 40 jornais regionais centenários, a aplicação de um inquérito a profissionais da imprensa regional (o total de 341 correios eletrónicos contactados) e a realização de entrevistas em profundidade, em 5 jornais centenários, totalizando 20 entrevistas. Os resultados da investigação continuam a demonstrar que existe um longo caminho a percorrer no que diz respeito à igualdade de género nas redações da imprensa regional portuguesa, nomeadamente no acesso a cargos de chefia/administração. Apesar de se perceber uma maior presença de mulheres nestas redações, e com superior nível de escolaridade, os relatos evidenciam que, na realidade, as mulheres jornalistas continuam a ser vítimas de diversos obstáculos, assimetrias de género, preconceitos e desigualdades.
- Atitudes e barreiras à adesão à formação em suporte avançado de vidaPublication . Santos, Pedro Miguel Figueiredo dos; Ribeiro, Olivério de PaivaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio com Relatório Final em Contexto de Urgência e Cuidados Intensivos inserida no plano de estudos do 8º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Saúde de Viseu. Ao longo do mesmo foi sistematizado o percurso desenvolvido durante este período na aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica (EEEMC). No contexto do percurso académico, além das diferentes unidades curriculares teóricas, tive a oportunidade de realizar um conjunto atividades essenciais para o desenvolvimento de competências especializadas, conjugadas com a minha experiência prévia nesta área de intervenção. O primeiro estágio ocorreu no serviço de medicina intensiva (SMI) e o segundo num serviço de urgência médico-cirúrgico (SUMC). A reflexão acerca das competências comuns e especificas, que se encontram descritas, demonstrou ser muito construtiva e enriquecedora, contribuindo para a perceção das minhas capacidades enquanto futuro enfermeira especialista. Os objetivos definidos em cada um dos estágios foram atingidos, e as atividades desenvolvidas para a sua concretização foram adequadas. A investigação desenvolvida, que culminou na elaboração de um artigo de investigação empírica, com o tema “Atitudes e barreiras à adesão à formação em Suporte avançado de Vida (SAV). Palavras-chave: enfermeiro especialista; desenvolvimento de competências; cuidados de enfermagem especializados; pessoa em situação crítica.
- Rumo à sustentabilidade ambiental: uma revisão da literatura dos benefícios da utilização de fornos solaresPublication . Guerra, Emanuel Esteves; Vaz, Paulo Joaquim Antunes; Ferreira, Hugo Heitor Moreira EnesA sustentabilidade é a possibilidade de satisfazer as necessidades dos dias de hoje não comprometendo as necessidades das gerações futuras. Assim sendo o uso racional da energia tem sido amplamente discutido nas mais variadas conferencias mundiais. No entanto são inúmeros os estudos sobre o aproveitamento da energia solar. Os fornos solares surgem como um equipamento em que a energia necessária ao seu bom funcionamento é apenas a radiação emitida pelo sol. Atualmente, existem várias configurações de fornos solares com o objetivo de otimizar a confeção de alimentos. Para este estudo foi realizada uma classificação em dois tipos principais de fornos solares, o tipo direto e o indireto. Os fornos solares do tipo direto utilizam a radiação solar diretamente do sol para o utensílio de cozinha, sendo a sua principal vantagem o custo de produção, pois não é necessário recorrer a materiais dispendiosos. A principal desvantagem é que o forno solar só consegue estar em funcionamento quando existe a presença de sol. No caso do forno solar do tipo indireto, a principal vantagem é a possibilidade de cozinhar em períodos que não tenham radiação solar, pois tem mecanismos de armazenamento e energia, mas para que isto aconteça, é necessário um investimento maior, ou seja, o custo dos meios é muito superior aos fornos solares do tipo direto. Este estudo tem como objetivos, conhecer várias formas e conceitos utilizados na construção de fornos solares e posterior construção de um dos fornos mais comuns e mais estudados com vista a testar o seu comportamento técnico e a estudas a viabilidade da sua utilização em Portugal.
- Educação Visual, Pensamento Criativo E Desenvolvimento EstéticoPublication . Monteiro, Joana Paulino; Rodrigues, PaulaO presente Relatório Final de Estágio é constituído por duas partes, a primeira diz respeito às atividades desenvolvidas no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I, II e III enquanto a segunda parte é relativa ao projeto de investigação. O foco deste projeto foi compreender a influência da Educação Visual no pensamento criativo e no desenvolvimento estético, e a importância destes elementos no contexto educativo. Para uma melhor compreensão dos assuntos associados à temática foi feita uma revisão da literatura relevante para constituir o enquadramento teórico. Sendo este estudo uma investigação-ação, o enquadramento teórico serviu de apoio à sua concretização prática, tanto no que respeita ao questionário desenvolvido para os professores, como no que concerne à construção das planificações de unidade para desenvolver com duas turmas do 2º ciclo. Os questionários, de uma forma geral, permitiram concluir que os professores reconhecem a importância da criatividade na educação, esforçam-se por selecionar recursos didáticos e criar dinâmicas mais criativas e adaptadas às necessidades dos alunos. Contudo, também reconhecem desafios e obstáculos que afetam o desenvolvimento da criatividade nas escolas, tais como restrições impostas por documentos orientadores, falta de financiamento e influência da sociedade. Por outro lado, as unidades de trabalho proporcionaram um ambiente favorável para a exploração da criatividade, pois os alunos, ao serem estimulados a experimentar, arriscar e explorar diferentes exercícios, evidenciaram as suas capacidades de expressão, demonstrando o seu potencial criativo. Os resultados obtidos reforçam o interesse do desenvolvimento deste projeto de investigação e a importância da valorização da Educação Visual como ferramenta para capacitar os alunos a serem criativos, autónomos e preparados para enfrentar os desafios do século XXI.