Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-21"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A utilização de Apps e outras Ferramentas Digitais em Educação Visual e Educação Tecnológica como facilitadoras do processo de Ensino e AprendizagemPublication . Alves, Ana Catarina P into Gomes; Figueiredo, Ana Sofia LopesPara ilação do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Viseu, foi elaborado o presente relatório final, este é composto por duas partes, uma primeira parte com a contextualização e análise das três Práticas de Ensino Supervisionadas, que pretende apresentar a síntese de um longo trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionado, que teve uma importância essencial, para o desempenho da função a que nos propomos como profissional, e, na segunda parte o projeto de investigação desenvolvido no sentido de perceber se a utilização das apps e ferramentas digitais podem ser facilitadoras e utilizadas nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica. Além de pesquisa de documentação existente sobre temáticas em torno deste tema, houve também uma parte experimental com alunos de 5º ano de forma a compreender no campo como estes reagem à inclusão das tecnologias nas disciplinas.
- A autonomia como competência no contexto da Educação Visual e Educação TecnológicaPublication . Ferreira, Sara Filipa Almeida; Rodrigues, PaulaO presente Relatório Final de Estágio contém duas componentes, uma referente à prática de ensino supervisionada e outra relativa ao projeto de investigação. O projeto de investigação teve como propósito compreender de que forma a autonomia dos alunos pode ser desenvolvida em contexto das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica. Nesse sentido, professores que lecionam ambas as disciplinas e os alunos do 2.º ciclo do ensino básico foram os participantes que colaboraram na realização deste projeto. No que diz respeito à revisão de literatura, procurou-se o debruçar sobre questões fundamentais para a problemática do estudo, contextualizando a competência e os temas interligados que sustentaram a concretização do mesmo. No que se refere à metodologia do estudo, é desempenhada uma investigaçãoação de natureza mista, quantitativa e qualitativa, na qual foi utilizada uma análise de estatística descritiva e de conteúdo, com a recolha de dados a partir da aplicação de um questionário dirigido aos professores de Educação Visual e de Educação Tecnológica e de um recurso aplicado em contexto de estágio com os alunos do 2.º ciclo. Os resultados obtidos desvendam a opinião dos professores face à importância do desenvolvimento da capacidade autónoma dos alunos e são reveladas estratégias que utilizam para o desenvolvimento da competência na prática. Tal situação resulta no conhecimento de diversas estratégias, ferramentas e metodologias a serem aplicadas a fim de desenvolver a competência de autonomia dos alunos, verificando-se que é possível o seu adequado desenvolvimento com o contributo das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.
- O simulacro na criação de ambientes imersivos como estratégia de ensino para Educação Visual e Educação TecnológicaPublication . Holovko, Kateryna; Pereira, JoséO presente relatório final de estágio é organizado em duas partes. A primeira corresponde à prática de ensino supervisionada e a segunda ao projeto de investigação, sendo que esta última tem como principal objetivo explorar o potencial do simulacro para a criação de um ambiente pedagógico imersivo em contexto de sala de aula e a forma como este favorece o processo de ensino/aprendizagem. Para o efeito, inicialmente, os conceitos de simulação e simulacro de Baudrillard foram problematizados e complementados com exemplos que ilustram a aplicação das suas premissas edificantes em diversos contextos, tais como as áreas da política, media, música, entre outras. Assim sendo, a reflexão privilegiou as implicações perniciosas da utilização do simulacro na manipulação de comportamentos e os seus aspetos positivos inerentes a intervenções de caráter pedagógico. Paralelamente, estabelecese uma correlação entre o discurso da arte digital e criação de ambientes imersivos e a forma como estes poderão migrar para o contexto pedagógico, especificamente para o espaço de aula de EV e ET. Em termos metodológicos optou-se por uma investigação de natureza qualitativa com a implementação de uma unidade de trabalho que foi escrutinada com uma recolha de dados apoiada em grelhas de observação, registo fotográfico e entrevista com focus group. Os resultados foram objeto de uma reflexão aturada e de análise de conteúdo da qual foi possível concluir que o simulacro pode constituir-se como um elemento motivador e potenciar um efeito positivo no processo de ensino/aprendizagem.
- Inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo através das disciplinas de Educação Visual e de Educação TecnológicaPublication . Lemos, Joana Filipa Azevedo; Pereira, José; Araújo, Catarina LianeO presente Relatório Final de Estágio encontra-se composto por duas partes, a primeira parte é referente à Prática de Ensino Supervisionada que ocorreu em três fases, PES I, PES II e PES III, e a segunda parte referente ao Projeto de Investigação. O Projeto de Investigação aborda através da perspetiva dos professores de Educação Visual e Tecnológica de que forma estas disciplinas, podem ser promotoras da inclusão dos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Para tal, foi realizado um enquadramento teórico, que serviu de base ao presente estudo, relativo às caraterísticas da Perturbação do Espectro do Autismo, foi problematizada a inclusão destes alunos nas escolas regulares, a valência de Educação Visual e de Educação Tecnológica para o desenvolvimento integral de cada indivíduo, bem como o ensino de EV e ET e os alunos com PEA. No que concerne à natureza empírica da investigação, a mesma é de natureza quantitativa e qualitativa, ou seja, mista. Foi utilizada uma metodologia descritiva, onde recorremos ao inquérito por questionário, que visou obter a opinião dos professores de EVT relativamente à inclusão dos alunos com PEA através destas disciplinas. Através dos dados recolhidos ficamos a perceber que os professores de EVT consideram as disciplinas de EV e de ET como promotoras da inclusão de alunos com PEA, devido ao caráter prático das mesmas, que possibilita que as crianças com PEA se expressem livremente independentemente das suas diferenças ou dificuldades face aos seus pares. Em contrapartida os professores admitem algumas lacunas relativamente à inclusão destes alunos, devido à falta de formação docente e devido também à falta de recursos humanos.
- Contributos para a Educação Ambiental na Educação Pré-Escolar: a construção de uma Cozinha de LamaPublication . Monteiro, Filipa Silva; Figueiredo, Maria Pacheco; Abrantes, IsabelO presente relatório final de estágio tem como principal objetivo analisar criticamente as aprendizagens construídas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Paralelamente, pretende contextualizar e compreender os contributos do brincar em espaços exteriores, em contacto com a Natureza, para a Educação Ambiental, através da construção e utilização de uma Cozinha de Lama. Deste modo, tanto a primeira como a segunda parte encontram-se fundamentadas com testemunhos da prática, como fotografias e autores de referência que se debruçam sobre as questões abordadas. A investigação realizada seguiu uma abordagem de carácter qualitativa que contou com a participação dos pais e famílias das crianças, a educadora cooperante e, por último, as assistentes operacionais de um Jardim de Infância de Viseu, a fim de compreender as suas conceções sobre os temas enunciados. Ao longo do estudo privilegiaram-se como técnica de recolha de dados os questionários e as entrevistas aos intervenientes mencionados e a observação participante das crianças. Primeiramente, foi contextualizada a importância do brincar, sobretudo em contacto com a Natureza, para o desenvolvimento transversal da criança e a construção de competências direcionadas para a sua autonomia e cidadania, tal como as questões da Educação Ambiental, um tema que deve ser alvo de reflexão e ação da educadora, devido à problemática da degradação do meio ambiente. Em segundo lugar, de maneira a apelar à aprendizagem significativa e à participação ativa das crianças em torno da preservação do meio ambiente, damos conta de um exemplo de ação junto das crianças que possibilita a exploração e o contacto com a Natureza. Os resultados atingidos ajudam na compreensão da necessidade de promover o contacto entre as crianças e a Natureza, desde cedo, para o respeito da mesma e a sua valorização, para prevenir os danos causados pela ação humana no nosso planeta, tal como a importância de valorizar a integração dos pais em todos os projetos criados pela escola, sobretudo tendo em conta a consciencialização para a sua responsabilidade para com os filhos e o meio ambiente.
- Os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superiorPublication . Pinto, Bruna Daniela Gonçalves da Ponte Peixoto; Bica, IsabelIntrodução: O presente relatório reflete o caminho percorrido na procura de mais conhecimentos e aquisição de competências, tendo como temática de investigação os fatores determinantes da saúde do abandono escolar dos estudantes no ensino superior. A educação é um problema antigo e, paradoxalmente, um problema atual, sobretudo no que respeita aos fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes do ensino superior. Este é um problema complexo, impelindo investigadores, entre os quais enfermeiros, a dedicar pesquisas na procura da prevenção e/ou diminuição das suas taxas no ensino superior. Objetivos: Descrever o percurso formativo nos vários estágios clínicos, refletir criticamente acerca das atividades concretizadas para desenvolver competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica; mapear e identificar os fatores determinantes da saúde no abandono escolar dos estudantes no ensino superior. Metodologia: Descritiva, crítico-reflexiva, contendo uma Scoping Review, com recurso à metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi realizada, em português, espanhol e inglês, nas plataformas eletrónicas PubMed, CINHAL complete, B-On e Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. A seleção dos estudos, a extração e a síntese dos dados foram efetuadas por dois revisores independentes. Resultados: Nos 10 estudos incluídos na revisão foram identificados os determinantes da saúde inerentes ao abandono escolar de estudantes do ensino superior, sendo que os mesmos são transversais, com destaque para os determinantes de saúde ambientais, biológicos, comportamentais/sociais e económicos. Emergindo como categorias: as Características pessoais, Dificuldades económicas, Motivos académicos e Dificuldades ambientais. Conclusão: Os resultados permitiram identificar os determinantes da saúde, inerentes ao abandono escolar de estudantes do ensino superior a nível nacional e internacional. Pretende-se que as evidências desta revisão scoping contribuam para implementação de medidas na área da saúde ao nível do ensino superior que diminuam o abandono escolar, uma área de atuação do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Palavras-chave: Abandono escolar; Determinantes da saúde; Estudantes do ensino superior.
- Adolescentes com perturbações mentais no serviço de urgência pediátrica : uma revisão narrativaPublication . Peres, Vânia Alexandra de Sousa; Bica, IsabelIntrodução: Os estágios são parte integrante dos cursos de pós-licenciatura de especialização em enfermagem e mestrado em enfermagem. A investigação constitui-se também como uma componente fundamental, ambas contribuindo para o desenvolvimento das competências inerentes à profissão. Desta forma, apresenta-se o percurso de formação nos estágios de Pediatria, Saúde Infantil e Familiar e de Neonatologia, e também todo o processo investigativo realizado. Objetivos: Descrever e refletir sobre as atividades realizadas durante os estágios e aquisição de competências comuns e específicas, tendo por base os objetivos definidos; descrever e discutir os motivos que levam os adolescentes com perturbações mentais ao serviço de urgência e taxas de prevalência, com base na produção científica. Metodologia: Na primeira parte do trabalho realizamos uma reflexão critica sobre as atividades desenvolvidas nos estágios para o desenvolvimento de competências especializadas e suportada na evidência científica. Na segunda parte apresentação de uma revisão narrativa cujo objetivo consistiu em verificar os motivos que levam os adolescentes com perturbações mentais ao serviço de urgência e taxas de prevalência. Resultados: O percurso de formação realizado nos estágios em contexto de cuidados de saúde primários, na área da saúde infanto-juvenil e nos cuidados de saúde diferenciados, na área do internamento de pediatria e neonatologia, foi fundamental para a aquisição de conhecimentos, aptidões e competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica e mestre. Destacamos o aprimorar das competências para prestar cuidados de excelência ao recém-nascido/criança/jovem e família. Os resultados da revisão narrativa demonstram um claro aumento do recurso aos serviços de urgência por parte de adolescentes com problemas de saúde mental, nomeadamente: transtornos alimentares, depressão, perturbação obsessivo-compulsiva, ansiedade, trauma, elevados níveis de stresse e perturbações do humor. Estas evidências representam um desafio significativo para os serviços de urgência que têm de responder a uma procura crescente por parte desta população pediátrica, havendo a necessidade de uma maior coordenação entre a assistência social, os serviços de saúde mental dos adolescentes e os serviços de urgência. Conclusão: Foi possível com este trabalho responder aos objetivos propostos e desenvolver com sucesso as competências previstas. Neste relatório reflete-se também as implicações deste percurso formativo para a prática profissional. A investigação permitiu um conhecimento baseado em evidências, que ajudam a planear e implementar intervenções personalizadas para cada adolescente, auxiliando-o numa fase da sua vida, por si só, tão complexa. Palavras-chave: adolescentes; transtornos mentais; serviço de urgência; enfermagem.
