ESEV - DCDM - Resumos de eventos científicos não indexados à WoS/Scopus
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- Comportamento lúdico-motor das crianças do 1º ceb no recreio escolar: Reaproveitamento e rentabilização do espaço e consequente dinamização de atividadesPublication . Silva, Marta; Silva, Ana; José Miranda Gonçalves, FranciscoO contexto escolar é propício ao desenvolvimento multidisciplinar e multidimensional da criança, devido ao facto de ser o local onde a criança se encontra boa parte do dia. O espaço de recreio assume-se como um veículo promotor do desenvolvimento psicomotor, cognitivo e psicossocial da criança. Esta investigação foi implementada numa escola pública de Viana do Castelo, em contexto de PES e, abrangeu 185 participantes, dos quais 68 pertencem ao pré-escolar e 117 ao 1º CEB. Os objetivos definidos foram: verificar os comportamentos das crianças no espaço de recreio, identificar os espaços menos utilizados e analisar os efeitos de uma intervenção no recreio escolar. Relativamente à recolha de dados foram utilizados instrumentos como: observação direta, notas de campo, meios audiovisuais e ficha de observação, tendo-se estabelecido as relações entre as variáveis, e posterior triangulação de dados. Este último foi criado com o objetivo de verificar os comportamentos das crianças, com as dimensões de análise identificadas à priori, e foi implementado em três momentos com a duração de 30 minutos cada um, segmentados em clusters de 3 minutos. No primeiro momento foi efetuada uma observação do contexto natural, sem instrução nem intervenção do investigador, não havendo também modificação dos espaços sendo possível identificar quais os locais menos utilizados pelas crianças, perspetivando assim uma intervenção neste espaço. No segundo momento foi realizada a intervenção que consistiu na dinamização de espaços através de jogos, não tendo sido efetuada qualquer explicação sobre a execução dos mesmos. No terceiro momento, depois da explicação da execução dos jogos, foi efetuada uma nova observação. Estando esta investigação em desenvolvimento, os dados encontramse numa fase preliminar. No entanto os dados sugerem que houve um maior reaproveitamento do espaço, um aumento da interação social, as crianças tornaram-se mais ativas e participativas, assim como houve uma real aprendizagem dos novos jogos.
- Dinamização do espaço recreio para a promoção da atividade física: A melhoria dos espaços recreio como forma de desenvolver as capacidades dos alunosPublication . Silva, Ana; Silva, Marta; José Miranda Gonçalves, FranciscoO recreio escolar é um tempo e um espaço benéfico para a brincadeira, para o jogo e para a promoção da atividade física, facilitando as relações sociais e a aquisição de competências cognitivas e motoras. Posto isto, neste estudo, pretendeu-se que as crianças aproveitassem, com sentido educacional, o espaço que lhes serve de recreio. O grande propósito deste estudo foi o reaproveitamento do espaço recreio para a promoção da atividade física, ou seja, recaiu na implementação de jogos de grande durabilidade e de cariz lúdico para que esta promoção seja reproduzida de forma autónoma. Métodos/Metodologia: O estudo englobou 77 participantes (32 do Pré-Escolar e 45 do 1º CEB). Para que este estudo fosse analisado foram necessários alguns instrumentos audiovisuais, um registo de notas de campo e a construção de uma ficha de observação. O estudo estrutura-se em três momentos, incluindo dois horários distintos – manhã e tarde, e ainda três espaços exteriores diferenciados, sendo que estes parâmetros de observação foram observados com recurso a instrumentos audiovisuais, acompanhados pelos respetivos registos de notas de campo. O primeiro momento baseou-se na observação do espaço recreio sem qualquer tipo de intervenção; o segundo momento foi efetuado após a implementação dos jogos, sendo a observação feita após a explicação de todos os jogos; e por fim, num terceiro momento, as crianças já tinham sido instruídas sobre a execução dos jogos, pretendendo-se verificar a dinâmica instituída na execução dos mesmos. Resultados/Conclusões: Através dos dados analisados nesta fase embrionária do estudo, que se encontra em pleno desenvolvimento, verifica-se que o espaço de recreio se tornou mais dinâmico. Verifica-se ainda, que o campo exploratório permite que as crianças consolidem a interação com os seus pares, de uma forma mais consubstanciada, recorrendo a ferramentas lúdicas promovendo assim um desenvolvimento das crianças de uma forma mais profícua.