RE - Número 20 - Outubro de 2000
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing RE - Número 20 - Outubro de 2000 by Subject "Comunicação"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação na aula de Matemática e desenvolvimento profissional de professoresPublication . Menezes, LuísEstá em curso na Escola Superior de Educação, Área Científica de Matemática, o projecto de investigação Matemática 2000: O poder da comunicação, coordenado pelo autor deste artigo, com o apoio do Instituto de Inovação Educacional, através da medida 2 do Sistema de Incentivos à Qualidade da Educação (SIQE) - Desenvolvimento de projectos de investigação ou investigação-acção no domínio da Educação. O projecto, que envolvia originalmente cinco professores de Matemática de duas escolas do segundo Ciclo do Ensino Básico e que agora conta com outros dois de uma terceira escola, iniciou-se em Fevereiro deste ano e prevê-se que esteja concluído no início do próximo. Nesta altura, está-se a entrar na segunda fase – que integra a planificação, execução e reflexão de um conjunto de aulas de Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo como pano de fundo a promoção de capacidades comunicativas nos alunos – depois da primeira fase ter decorrido sob a forma de um Círculo de Estudos – no qual a tónica foi colocada na promoção do desenvolvimento profissional dos professores inseridos numa comunidade de aprendizagem.
- Matemática, linguagem e comunicaçãoPublication . Menezes, LuísNeste texto pretendemos abordar, de forma inter-relacionada, a matemática, a linguagem e a comunicação, tendo como pano de fundo a sala de aula. Desde logo, se nos coloca a questão: Porquê reflectir sobre a matemática, a linguagem e a comunicação? Antes de mais, porque a Matemática desempenha, nos nossos dias, um papel fundamental no avanço científico. A Matemática tem funcionado como uma espécie de metaciência, na medida em que perpassa e estrutura muitas outras ciências. A matemática tem mesmo sido apelidada, por diversos autores, de linguagem universal da ciência, sendo ela mesma detentora de uma linguagem própria que permite a comunicação entre "os iniciados".