Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- A literatura no cinema OliveirianoPublication . Sobral, FilomenaSão nítidas na cinematografia do emblemático realizador português Manoel de Oliveira as influências de outras artes, nomeadamente da literatura. Com efeito, a adaptação literária é objeto de interesse do cineasta em diversas produções fílmicas dando origem a obras centradas sobre variadas temáticas, onde sobressai a figura feminina e os textos de Agustina Bessa-Luís. O envolvimento do realizador neste contexto de diálogo intertextual remonta às suas primeiras produções ficcionais (Aniki-Bobó, 1942) e permanece ao longo da sua vasta carreira cinematográfica. Estudar o registo filmográfico ficcional Oliveiriano é repensar questões relativas à adaptação literária e às suas particularidades. É, similarmente, refletir sobre o lugar da adaptação no cinema português e, ao mesmo tempo, equiparar o cineasta luso à constelação de realizadores paradigmáticos da história do cinema mundial que estabeleceram uma relação dialógica com fontes escritas. Com o propósito de sustentar a argumentação, a reflexão encontra-se ancorada em estudos de literatura e cinema e na teoria da adaptação. Partindo do vínculo dialogal entre literatura e cinema na obra de Manoel de Oliveira, o presente texto procura estabelecer uma reflexão acerca da adaptação literária e paralelamente relembrar as singularidades da transmutação fílmica dando destaque às diversas adaptações literárias de índole Oliveiriana que o cinema português tem testemunhado. A literatura no cinema de Oliveira contribui para testemunhar o elo positivo que historicamente tem ligado estas duas formas de expressão e oferece um exercício de releitura original destacando liberdade criativa e a independência que caracterizam Manoel de Oliveira.
- Concurso de curtas-metragens enquanto laboratório de criatividade narrativa - Relato da experiência académica na ESEVPublication . Ferreira, Sónia; Sobral, Filomena Antunes; Morais, Nídia Salomé; De Almeida Gouveia, Teresa SofiaNarrative art is as old as human kind and assumes itself as a fundamental element of everyday life. In this sense, since a narrative is a story that presents a diegetic universe composed of real or imaginary events, lived by fictional or true beings in a given time and space, this paper’s objective is to establish and present some thought about the video competition held by the School of Education from Viseu as a laboratory for narrative creativity. This initiative, which has already held twelve editions, integrates itself within the sphere of the institution's cultural activities and it is an encouragement space for short cinematographic creations. In parallel, it aims to stimulate the talent, the creativity and the quality of the work submitted. In this contest, the students are invited, individually or in small groups, to create a short film with a maximum duration of 10 minutes, in Portuguese or in English and authors are free to propose the theme. The genres accepted in the competition are fiction, documentary and animation. The analysis of this experience allows us to list several positive aspects, such as the added value of the academic competition of short films as a mean to motivate and encourage Portuguese cinematographic production within an academic context, as well as to allow the development of skills in filming, editing and post-production by students from different study cycles.
- Diálogos entre literatura e cinemaPublication . Sobral, Filomena AntunesO texto apresenta uma incursão pelas narrativas queirosianas transpostas para cinema, destacando a revitalização dos textos eruditos proporcionada pela sétima arte.