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- A planificação na perspetiva dos professores do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Susana; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaA planificação acompanha toda e qualquer tarefa de um professor e, nessa medida, considerou-se relevante trazer à análise a presente proposta de comunicação, que pretende partilhar os resultados de um estudo empírico, que tem como objetivo analisar as perceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), relativamente à planificação no processo de ensino-aprendizagem. Para sustentar este trabalho foi realizada uma investigação de caráter descritivo (Fortin, 1999), com recurso ao inquérito por questionário, que foi elaborado para o efeito com base na revisão teórica efetuada. O mesmo foi aplicado a sessenta e quatro professores de quatro agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. Através da análise dos dados recolhidos é possível concluir que a planificação é encarada como uma das mais importantes tarefas do trabalho do professor do 1.º CEB, devendo ser realizada ao longo de toda a prática profissional e em colaboração com outros professores. Todas as componentes curriculares da planificação são consideradas importantes para o trabalho docente, tendo em vista o sucesso da ação pedagógica. Em virtude de a formação relativa à planificação estar inserida no plano de estudos de qualquer estudante na área da docência, os professores passam por um processo formativo no que respeita às questões da planificação. Relativamente às práticas de planificação realizadas pelos professores, estes, em geral, afirmam que realizam todos os tipos de planos curriculares (plano anual, periódico, mensal, semanal, diário), embora a frequência de realização dos planos anuais seja maior.