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- DESPORTO: ESPAÇO DE FORMAÇÃO, MOTIVAÇÃO E BEM-ESTAR. ESTUDO COM JOVENS PRATICANTES DE NATAÇÃOPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Pereira, AnaIntrodução: O desporto perdura na promoção de aprendizagens significativas e bem-estar em crianças e jovens. Pessoas motivadas para atividades desportivas revelam confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, autoestima e capacidade de concentração. Estar motivado e sentir-se bem são fundamentais para a aprendizagem no meio aquático. Permanecer confortável na água é o primeiro passo para aprender a nadar. Objetivos: Estabelecer o perfil das motivações dos jovens para a prática desportiva; Compreender o comportamento desportivo dos jovens para os orientar numa modalidade tão exigente como a natação. Métodos: O grupo é composto por 86 praticantes de natação desportiva, com idades compreendidas entre 10 e 18 anos. Os dados foram obtidos através do QMAD, versão traduzida e adaptada. Aferiu-se a fiabilidade da escala de avaliação através do coeficiente alfa de Cronbach. As análises descritiva e inferencial foram efetuadas através do software SPSS. Resultados: Os jovens valorizam significativamente as relações pessoais, as amizades, espírito de cooperação e a diversão, como fatores fundamentais para a prática desportiva. A maioria dos participantes considera os fatores inerentes à “saúde” e “bemestar” como “muito importantes”. Não existem diferenças significativas entre sexos, relativamente ao grau de concordância em qualquer das dimensões trabalhadas. Conclusão: É inegável a contribuição do Desporto no desenvolvimento transversal dos jovens, não apenas do ponto de vista físico, como também social e psicológico. A tentativa de compreensão das motivações que conduzem os jovens a praticar Desporto e/ou atividade física constitui um importante catalisador para o combate ao abandono da prática desportiva.
- Sport training, motivation and well-being place. Study with young swimmersPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Pereira, AnaIntrodução:O desporto perdura na promoção de aprendizagens significativas e bem-estar em crianças e jovens. Pessoas motivadas para atividades desportivasrevelam confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, autoestima e capacidade de concentração. Estar motivado e sentir-se bem são fundamentais para a aprendizagem no meio aquático. Permanecer confortável na água é o primeiro passo para aprender a nadar. Objetivos:Estabelecer o perfil das motivações dos jovens para a prática desportiva; Compreender o comportamento desportivo dos jovens para os orientar numa modalidade tão exigente como a natação. Métodos:Ogrupo é composto por 86 praticantes de natação desportiva, com idades compreendidas entre 10 e 18 anos. Os dados foram obtidos através do QMAD, versão traduzida e adaptada. Aferiu-se a fiabilidade da escala de avaliação através do coeficiente alfa de Cronbach. As análises descritiva e inferencial foram efetuadas através do software SPSS. Resultados:Os jovens valorizam significativamente as relações pessoais, as amizades, espírito de cooperação e a diversão, como fatores fundamentais para a prática desportiva. A maioria dos participantes considera os fatores inerentes à “saúde” e “bem-estar” como “muito importantes”. Não existem diferenças significativas entre sexos, relativamente ao grau de concordância emqualquer das dimensões trabalhadas.Conclusão: Éinegável a contribuição do Desportono desenvolvimento transversal dos jovens, não apenas do ponto de vista físico, como também social e psicológico. A tentativa de compreensão das motivações que conduzem os jovens a praticar Desportoe/ou atividade física constituium importante catalisador para o combate ao abandonoda prática desportiva.
- A influência dos jogos reduzidos e condicionados no ensino e treino do AndebolPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Dias, JoãoIntrodução: A riqueza de conteúdos que os Jogos Desportivos Coletivos encerram, permite que estejam vincadamente presentes na vida das crianças e jovens, na medida em que representam uma forma privilegiada do seu desenvolvimento físico e desportivo. Objetivos: O presente estudo pretende aferir a perceção dos treinadores da Associação de Andebol de Viseu acerca da importância dos jogos condicionados e reduzidos, frequência de utilização, variantes utilizadas e motivo de utilização, no treino do Andebol. Métodos: O grupo de estudo foi composto por 35 treinadores, com efetiva participação em processo de treino e competição. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram entrevistas individuais semiestruturadas, organizadas a partir de um conjunto de questões fundamentadas nas três dimensões de análise indicadas. Resultados: Os jogos reduzidos e condicionados permitem desenvolver a tomada de decisão, adequando-a ao modelo de jogo da equipa, assim como possibilitam desenvolver e transferir um conjunto de princípios necessários ao desempenho em competição. Conclusão: Os jogos reduzidos e condicionados devem ser geridos de forma diversificada e dependentes do objetivo final do treinador, pois condições de tarefa específicas (duração, número de jogadores, modificação das regras) promovem diferentes respostas em termos de carga física, técnica, tática e de tomada de decisão aplicada, emergindo daí a necessidade em periodizar adequadamente o processo de treino.