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- Liberdade e cidadania global: aprender a aprender com o livro-álbumPublication . Melão, Dulce; Silva, Ana IsabelEste artigo procura investigar o contributo do livro-álbum Obrigado a todos! (Martins, 2016) para o ensino dos valores, no âmbito do domínio dos direitos humanos – nomeadamente o respeito, o cuidado e a solidariedade. O referencial teórico deste artigo baseia-se: i) no Programa e metas curriculares de Português do ensino básico (Buescu, Morais, Rocha & Magalhães (2015); ii) no documento Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem (2016); iii) na Convenção sobre os direitos da criança e protocolos facultativos (2019). Traçam-se os seguintes objetivos: i) atentar nas formas de representação da aprendizagem plasmadas no livro-álbum, sobretudo nas ilustrações, e nas suas reverberações na formação pessoal das crianças; ii) refletir sobre os desdobramentos de tais aprendizagens em diálogo com os afetos que estão no seu fulcro, potenciando reaprender a olhar a realidade; iii) compreender a articulação entre a educação para a cidadania global e os direitos humanos, por via da literatura para a infância. Conclui-se que este livro-álbum potencia fortemente a liberdade das crianças redescobrirem, autonomamente, valores e alimenta a compreensão da sua pluralidade e diversidade, como meio de abranger a Educação como uma viagem permanentemente aberta – tendo os direitos das crianças no seu cerne
- O contributo dos manuais de Português para as práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º CEBPublication . Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires; Balula, João PauloÉ reconhecido que o processo de avaliação e certificação dos manuais escolares implicou um conjunto significativo de mudanças na reorganização dos mesmos. Relativamente aos manuais de Português destinados ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), tais mudanças repercutiram-se, sobretudo, no reajustamento dos domínios da Oralidade, da Leitura e Escrita, da Gramática e da Educação Literária. Tendo como quadro teórico de referência o cruzamento da reconceptualização da Educação Literária no Programa e Metas Curriculares de Português (2015) com o desenvolvimento de estratégias didáticas de ensino da compreensão na leitura, traçámos os seguintes objetivos: i) analisar o modo como as atividades propostas nos manuais promovem o cumprimento dos objetivos do domínio da Educação Literária em articulação com a compreensão na leitura; ii) compreender que repercussões terão tais opções para a reconstrução conjunta, de docentes e de alunos(as), de itinerários de leitura que possibilitem cultivar o gosto pela mesma. Relativamente às opções metodológicas, a nossa abordagem foi de natureza qualitativa, tendo sido selecionados três manuais do 1.º CEB adaptados ao Programa e Metas Curriculares de Português. Recorremos à técnica da análise de conteúdo para o estabelecimento de categorias a posteriori, de modo a podermos compreender que tipo de atividades os manuais privilegiam e quais as razões que subjazem a tal escolha. Concluímos que as atividades propostas, embora contribuam para a promoção da Educação Literária, se articulam, por vezes, de forma débil, com o desenvolvimento da compreensão na leitura, o que poderá repercutir-se nos itinerários de leitura partilhados em contexto escolar.