Repository logo
 
Publication

Famílias de crianças com necessidades educativas especiais : bem-estar subjetivo e satisfação com a intervenção precoce

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Emília
dc.contributor.advisorFernandes, Rosina
dc.contributor.authorAlmeida, Luís Filipe Coronha de
dc.date.accessioned2017-03-24T13:51:45Z
dc.date.available2017-03-24T13:51:45Z
dc.date.issued2016-11-04
dc.description.abstractA intervenção precoce centra-se na criança e na sua família e a satisfação destas é diretamente dependente do seu envolvimento nos programas de intervenção precoce e da qualidade destes serviços. Neste sentido, este estudo tem como objetivo apurar o nível de satisfação das famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais face aos serviços da equipa de Intervenção Precoce, bem como compreender também a importância deste apoio no seu bem-estar subjetivo, explorando ainda neste âmbito a relevância de variáveis sociodemográficas e familiares, assim como relativas ao serviço prestado. Com este intuito, recorreu-se a uma amostra por conveniência de 32 famílias e a três instrumentos: a Escala Europeia de Satisfação das Famílias em Intervenção Precoce (ESFIP), a Escala de Afetividade Positiva e Negativa (PANAS) e também a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS). Os resultados obtidos neste estudo apontam, de modo geral, para uma elevada satisfação das famílias quanto aos serviços de intervenção precoce e níveis de bem-estar subjetivo também elevados. Algumas variáveis familiares e relativas ao serviço revelaram-se significativas quer ao nível da satisfação, quer do bem-estar subjetivo. A avaliação da satisfação das famílias é um ótimo indicador do trabalho desenvolvido pelos serviços de Intervenção Precoce, permitindo identificar pontos fortes e aqueles que devem ser melhorados, para uma melhor e mais eficiente e eficaz intervenção.pt_PT
dc.description.abstractEarly intervention focuses on the child and his family and their satisfaction is directly dependent on their involvement in early intervention programs and on the quality of the service. In this sense, this study aims to analyze the level of satisfaction of families with children with Special Educational Needs in relation to the services of the Early Intervention team, as well as understand the importance of this support to their subjective well-being. To this end, a convenience sample of 32 families and three instruments were used: the European Scale for Satisfaction of Families in Early Intervention (ESFIP), the Positive and Negative Affectivity Scale (PANAS) and the Satisfaction With Life Scale (SWLS). The results obtained in this study indicate, in general, a high satisfaction of the families regarding the services of early intervention and well-being levels above the average. Some familiar and service variables were significant either in satisfaction with early intervention and regarding subjective well-being. In this way, the evaluation of family satisfaction is a good indicator of the work carried out by the Early Intervention services, allowing the identification of strengths and those dimensions that must be improved, for a better and more efficient and effective intervention.pt_PT
dc.identifier.tid201661691pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4519
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectIntervenção Precocept_PT
dc.subjectBem-Estar Subjetivopt_PT
dc.subjectFamíliaspt_PT
dc.subjectSatisfactionpt_PT
dc.subjectEarly Interventionpt_PT
dc.subjectSubjective Well-Beingpt_PT
dc.subjectFamiliespt_PT
dc.titleFamílias de crianças com necessidades educativas especiais : bem-estar subjetivo e satisfação com a intervenção precocept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Agradecimentos e Resumo.pdf
Size:
145.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Corpo de texto_Versão entregue.pdf
Size:
1.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: