Repository logo
 
Publication

Envolvimento parental na escola e indicadores de risco : contributos para a intervenção

dc.contributor.advisorRamalho, Henrique
dc.contributor.advisorLacerda, Carla
dc.contributor.authorPereira, Ana Catarina da Silva
dc.date.accessioned2018-05-07T09:47:51Z
dc.date.available2018-05-07T09:47:51Z
dc.date.issued2018-01-30
dc.description.abstractMuito se tem falado da profissão docente e muito se têm discutido as práticas pelos docentes implementadas. Com intuito de perceber mais sobre esta questão o principal objetivo deste traba-lho visa apresentar uma visão relativamente à profissionalidade docente, fazendo uma análise às práticas pedagógicas dos professores do 1.º CEB. Neste sentido, desenvolveu-se uma base teórica sobre questões relacionadas com a profissão docente, a profissionalidade, o profissionismo, o profissionalismo e compe-tências profissionais, com o objetivo de esclarecer alguns aspetos relacionados com a profissão docente. Esta é uma profissão que abrange muitas conceções, teorias e ideias, tentámos uniformiza-las, trabalhando aquelas que nos parecem mais específicas e capazes de responder à questão problema. Os pontos apresentados levar-nos-ão a perceber como se dá a formação de profes-sores, bem como a forma como estes trabalham em função de uma formação continua e capaz. Segundo Garcia (1999), o termo desenvolvimento profissional para além de ter uma conotação de evolução e continuidade, “pressupõe uma abordagem na formação de professores que valorize o seu caráter contextual, organizacional e orientado para a mu-dança” (p. 137). Na sua prática os profissionais devem de se apoiar em conhecimentos especializados e formalizados. Para um melhor entendimento sobre todos estes pontos foi desenvolvida uma pes-quisa, baseada num questionário, que contou com a colaboração de docentes e que nos permitiu obter respostas para as questões inicialmente levantadas. Constatamos com a pesquisa desenvolvida a importância que cada vez mais se dá à formação contínua, numa perspetiva de melhoramento no desenvolvimento profissional docente, bem como a importância de conhecimentos de práticas pedagógicas capazes de promover aprendizagens efetivas por parte dos alunos. Ainda no decorrer deste trabalho daremos conta daquela que foi a nossa experiên-cia prática, isto é, dos estágios realizados, bem como das práticas implementadas.pt_PT
dc.description.abstractMuch has been said about the teaching profession and much has been discussed about the practices implemented by the teachers. In order to understand more about this issue the main objective of this work is to present a vision regarding teacher professionalism, making an analysis of the pedagogical practices of the teachers of the 1st degree of Basic Education. In this sense, a theoretical basis was developed on questions related to the teaching profession, professionalism, professionism and professional competences, in order to cla-rify some aspects related to the teaching profession. This is a profession that encompasses many conceptions, theories and ideas, We try to standardize them, working those that seem more specific and capable of answering the problem question. The points presented lead us to perceive how the teacher training takes place as well as these should work in function of a continuous and capable formation. According to Garcia (1999, p.137), the term professional development in addition to having a connotation of evolution and continuity, "presupposes an approach in teacher training that values its contextual, organizational and change-oriented character". In their practice professionals must rely on specialized and formalized knowledge. For a better understanding of all this, a research was developed, based on a ques-tionnaire, which had the collaboration of teachers and which allowed us to obtain answers to the questions initially raised. We find with the research developed the importance that is increasingly given to continuous training, in a perspective of improvement in the professional development of teachers, as well as the importance of knowledge of pedagogical practices capable of promoting effective learning on the part of the students. More so in the course of this work we will give an account of our practical expe-rience, that is, of the internships performed, as well as of the implemented practices.pt_PT
dc.identifier.tid201911230pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4916
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectProfissãopt_PT
dc.subjectProfissionalidadept_PT
dc.subjectProfissionismopt_PT
dc.subjectProfissionalismopt_PT
dc.subjectCompetênciapt_PT
dc.subjectDocentept_PT
dc.subjectConstruçãopt_PT
dc.subjectSaberpt_PT
dc.subjectworkpt_PT
dc.subjectprofissionalismpt_PT
dc.subjectteacherpt_PT
dc.subjectskillpt_PT
dc.subjectexpertisept_PT
dc.subjectdevelopmentpt_PT
dc.subjectknowledgept_PT
dc.titleEnvolvimento parental na escola e indicadores de risco : contributos para a intervençãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ana Catarina da Silva Pereira.pdf
Size:
3.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: