Repository logo
 
Publication

Decolonialidade em Quadrinhos: uma visão afrofuturista de Contos do Orixás

dc.contributor.authorF. Miranda Jr, Edmilson
dc.contributor.authorCallahan, David
dc.date.accessioned2024-03-08T11:17:43Z
dc.date.available2024-03-08T11:17:43Z
dc.date.issued2023-08-07
dc.date.updated2024-03-08T11:15:07Z
dc.description.abstractPropõe-se o Afrofuturismo como chave de leitura para apontar Contos dos Orixás, de Hugo Canuto como uma expressão decolonial. A publicação assimila um elemento cultural – o estilo do quadrinista Jack Kirby – para desenhar a mitologia dos orixás numa perspectiva brasileira da cultura Yorùbá. A metodologia aplica o “cruzo” de Simas e Rufino para articular Afrofuturismo, Design e Estudos Culturais numa análise que lida com conhecimentos provenientes do que Grosfoguel compreende como o lado subalternizado da diferença colonial. Conclui-se que a iconografia Yorùbá foi atualizada no cruzo com o design futurista de Kirby a partir de elementos afro-brasileiros.pt_PT
dc.description.abstractAfrofuturism is proposed as a reading key to point out Contos dos Orixás, by Hugo Canuto as a decolonial expression. The publication assimilates a cultural element – the style of comic artist Jack Kirby – to draw the mythology of the orixás from a Brazilian perspective of Yorùbá culture. The methodology applies Simas’ and Rufino’s “cruzo” to articulate Afrofuturism, Design, and Cultural Studies in an analysis that deals with knowledge from what Grosfoguel understands as the subalternized side of the colonial difference. It is concluded that Yorùbá iconography was updated in the cruzo with Kirby’s futuristic design from Afro-Brazilian elements.pt_PT
dc.description.abstractEl afrofuturismo se propone como clave de lectura para señalar Contos dos Orixás, de Hugo Canuto como expresión decolonial. La publicación asimila un elemento cultural – el estilo del dibujante de cómics Jack Kirby – para dibujar la mitología de los orixás en una perspectiva brasileña de la cultura Yorùbá. La metodología aplica el “cruzo” de Simas y Rufino para articular Afrofuturismo, Diseño y Estudios Culturales en un análisis que aborda el conocimiento desde lo que Grosfoguel entiende como el lado subalternizado de la diferencia colonial. Se concluye que la iconografía Yorùbá fue actualizada en el cruzo con el diseño futurista de Kirby a partir de elementos afrobrasileños.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.55738/alaic.v22i42.962pt_PT
dc.identifier.issn1807-3026
dc.identifier.slugcv-prod-3458396
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8322
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAfrofuturismpt_PT
dc.subjectComicspt_PT
dc.subjectDecolonialitypt_PT
dc.subjectPostcolonial Studiespt_PT
dc.titleDecolonialidade em Quadrinhos: uma visão afrofuturista de Contos do Orixáspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceVenezuelapt_PT
oaire.citation.endPage141pt_PT
oaire.citation.issue42pt_PT
oaire.citation.startPage128pt_PT
oaire.citation.titleRevista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicaciónpt_PT
oaire.citation.volume22pt_PT
person.familyNameF. Miranda Jr
person.givenNameEdmilson
person.identifier.ciencia-id351A-98D9-8C38
person.identifier.orcid0000-0003-2370-2331
rcaap.cv.cienciaid351A-98D9-8C38 | Edmilson Forte Miranda Jr
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6ae462c2-a084-4177-840f-e43a1c856c6d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6ae462c2-a084-4177-840f-e43a1c856c6d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2023-08-03_ARTIGO_Decolonialidade_em_quadrinhos.pdf
Size:
2.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: