Publication
O contributo dos manuais de Português para as práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º CEB
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Amante, Susana | |
dc.contributor.author | Castelo, Adelina | |
dc.contributor.author | Matos, Isabel Aires | |
dc.contributor.author | Balula, João Paulo | |
dc.date.accessioned | 2022-03-21T09:39:46Z | |
dc.date.available | 2022-03-21T09:39:46Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | É reconhecido que o processo de avaliação e certificação dos manuais escolares implicou um conjunto significativo de mudanças na reorganização dos mesmos. Relativamente aos manuais de Português destinados ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), tais mudanças repercutiram-se, sobretudo, no reajustamento dos domínios da Oralidade, da Leitura e Escrita, da Gramática e da Educação Literária. Tendo como quadro teórico de referência o cruzamento da reconceptualização da Educação Literária no Programa e Metas Curriculares de Português (2015) com o desenvolvimento de estratégias didáticas de ensino da compreensão na leitura, traçámos os seguintes objetivos: i) analisar o modo como as atividades propostas nos manuais promovem o cumprimento dos objetivos do domínio da Educação Literária em articulação com a compreensão na leitura; ii) compreender que repercussões terão tais opções para a reconstrução conjunta, de docentes e de alunos(as), de itinerários de leitura que possibilitem cultivar o gosto pela mesma. Relativamente às opções metodológicas, a nossa abordagem foi de natureza qualitativa, tendo sido selecionados três manuais do 1.º CEB adaptados ao Programa e Metas Curriculares de Português. Recorremos à técnica da análise de conteúdo para o estabelecimento de categorias a posteriori, de modo a podermos compreender que tipo de atividades os manuais privilegiam e quais as razões que subjazem a tal escolha. Concluímos que as atividades propostas, embora contribuam para a promoção da Educação Literária, se articulam, por vezes, de forma débil, com o desenvolvimento da compreensão na leitura, o que poderá repercutir-se nos itinerários de leitura partilhados em contexto escolar. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Melão, D., Silva, A.I., Amante, S., Castelo. A., Matos, I.A. & Balula, J.P. (2021). O contributo dos manuais de Português para práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º CEB. In T. Tavares, A.R. Gorgulho, M.J. Macário, P. Rodrigues & L. Santos (ed.), Anais do VI Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - da união à diversidade. Tomo 2, 885-903, Santarém: ESE. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-9434-13-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7166 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Santarém | pt_PT |
dc.subject | Manuais de Português | pt_PT |
dc.subject | Práticas de leitura literária | pt_PT |
dc.subject | 1.º CEB | pt_PT |
dc.subject | Formação de leitores | pt_PT |
dc.title | O contributo dos manuais de Português para as práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 903 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 885 | pt_PT |
oaire.citation.title | Anais do VI Simpósio Mundial de estudos de Língua Portuguesa - da união à diversidade | pt_PT |
oaire.citation.volume | Tomo 2 | pt_PT |
person.familyName | Melão | |
person.familyName | Silva | |
person.familyName | MOTA ROBOREDO AMANTE | |
person.familyName | de Carvalho Pinto Neves Aires de Matos | |
person.familyName | Paulo Rodrigues Balula | |
person.givenName | Dulce Helena Morgado Raimundo | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.givenName | FÁTIMA SUSANA | |
person.givenName | Isabel Maria | |
person.givenName | João | |
person.identifier.ciencia-id | 9012-9535-91C4 | |
person.identifier.ciencia-id | 7619-AD86-DEE0 | |
person.identifier.ciencia-id | 3315-1423-5042 | |
person.identifier.ciencia-id | 821E-ABA2-80B9 | |
person.identifier.ciencia-id | 0F18-6D62-2F62 | |
person.identifier.ciencia-id | 0B1F-4943-E17A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5751-3902 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1300-0785 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8783-7318 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1598-1406 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57201314223 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e8a72c7d-3500-4145-a3b9-f5fa9f37af68 | |
relation.isAuthorOfPublication | 4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55 | |
relation.isAuthorOfPublication | 737a6b3b-0bd7-4ba8-bbb0-570b2e38c3dc | |
relation.isAuthorOfPublication | 24506aa1-760b-45e7-b577-c7b3b5fb90ff | |
relation.isAuthorOfPublication | d9e0396e-17a1-4b8f-b733-3c4c75af2712 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e8a72c7d-3500-4145-a3b9-f5fa9f37af68 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 2021_Melão_Silva_Amante_Castelo_Matos&Balula_Anais Simelp_Tomo 2.pdf
- Size:
- 747.81 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format