Repository logo
 
Publication

Cânone: reminiscências de alunos e de professores

dc.contributor.authorCoelho, Sandra
dc.contributor.authorSillva, Ana Isabel
dc.date.accessioned2011-03-22T23:40:42Z
dc.date.available2011-03-22T23:40:42Z
dc.date.issued2011-03-18
dc.description.abstractA emergência de um cânone resulta da acção de forças diversas que, no dizer de Harold Bloom, transcendem, hoje em dia, a qualidade literária, único factor que deveria determinar a sua génese. Assim, afigura-se-nos legítimo questionar os argumentos de alguns críticos literários e academias, na defesa da canonização de este ou daquele escritor. A coluna dorsal de um corpo canónico não pode nem deve sucumbir a critérios de sustentação dúbia mas tão só ao primado da qualidade artística das obras literárias. Um cânone será sempre uma selecção que, ao incluir uns, terá de excluir outros. Em um processo desta natureza, persistem as naturais polémicas: porquê este escritor e não outro? Mas ele é necessário, se queremos fazer com que os melhores escritores (ou as melhores obras) sejam lidos. Daqui decorre, inexoravelmente, um outro conceito: o de “clássico”. E deste emerge um outro ponto de reflexão: “Só o clássico reúne as condições de ocupar um lugar no cânone/ensino da literatura”? A proposta que aqui se deixa consiste numa comunicação evocadora destas e outras problemáticas teóricas, com o claro propósito de demonstrar que a definição de um cânone, sendo um processo eternamente submisso a argumentos de inegável subjectividade, não deixa de constituir, na sua essencialidade, um consenso involuntário. Neste sentido, propomos cruzar percepções do leitor aluno e do leitor professor, construtores e representantes da perenidade ou efemeridade de um ou diversos cânones, plasmada em reminiscências partilhadas.por
dc.description.sponsorshipESEVpor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/974
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação de Professores de Portuguêspor
dc.relation.ispartofseries9.ºEncontro Nacional da APP;
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectCânone literáriopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectProgramas de língua portuguesapor
dc.subjectPlano nacional de leiturapor
dc.subjectAluno e professores leitorespor
dc.titleCânone: reminiscências de alunos e de professorespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFigueira da Fozpor
oaire.citation.endPage38por
oaire.citation.startPage25por
oaire.citation.titleLiteratura, como te quero!? A Didáctica da Literatura: razões, âmbito e práticaspor
person.familyNameSilva
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-id7619-AD86-DEE0
person.identifier.orcid0000-0002-5751-3902
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
05.pdf
Size:
195.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: