Repository logo
 
Publication

Práticas de ensino para tornar visível o pensamento do aluno: Um estudo com futuros professores de Matemática

dc.contributor.authorOliveira, Hélia
dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.contributor.authorCanavarro, Ana Paula
dc.date.accessioned2016-11-25T08:45:34Z
dc.date.available2016-11-25T08:45:34Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente estudo realizou-se no contexto de uma disciplina da formação inicial de professores de Matemática, em que foi usado um dispositivo multimédia construído em torno de uma aula com características de ensino exploratório. O seu objetivo é identificar as potencialidades do uso de tal dispositivo para suscitar a compreensão dos futuros professores acerca de práticas de ensino em sala de aula que permitem tornar visível o pensamento matemático dos alunos. A análise de dados incide sobre reflexões escritas sobre o ensino exploratório elaboradas por futuros professores de duas turmas do mestrado em ensino de Matemática, de uma universidade portuguesa. Os resultados evidenciam um reconhecimento, por parte dos futuros professores, de um conjunto fundamental de ações da professora que consubstanciam uma prática que promove a explicitação do pensamento do aluno, a construção conjunta do conhecimento e apoia as interações entre alunos, na discussão em grande grupo. No entanto, algumas dimensões dessa prática estão pouco presentes nos dados, o que é motivo de reflexão para os formadores. Dos recursos presentes no dispositivo, o vídeo sobressai, constituindo um apoio importante para os futuros professores explicitarem e fundamentarem as suas ideias, embora se reconheça também o papel importante de outros recursos digitais que integram o dispositivo multimédia.pt_PT
dc.identifier.citationOliveira, H., Menezes, L., & Canavarro, A. (2016). Práticas de ensino para tornar visível o pensamento do aluno: Um estudo com futuros professores de Matemática. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo, & L. Santos (Eds.), Livro de Atas do EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática (pp. 327-340). Évora: SPIEM.pt_PT
dc.identifier.issnISSN: 2182-0023
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3468
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSPIEMpt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectdispositivo multimédiapt_PT
dc.subjectpráticas de ensino,pt_PT
dc.subjectpensamento do alunopt_PT
dc.subjectensino exploratóriopt_PT
dc.titlePráticas de ensino para tornar visível o pensamento do aluno: Um estudo com futuros professores de Matemáticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceÉvorapt_PT
oaire.citation.endPage340pt_PT
oaire.citation.startPage327pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas do EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemáticapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Comunicação_ Oliveira, Menezes e Canavarro.pdf
Size:
744.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: