Repository logo
 
Publication

A Tablodização nos jornais generalistas portugueses

dc.contributor.authorMartins, Joana
dc.date.accessioned2021-11-02T10:14:52Z
dc.date.available2021-11-02T10:14:52Z
dc.date.issued2020-06-01
dc.description.abstractIntrodução: O fenómeno da tabloidização dos media, assente no predomínio de conteúdos leves, domínio do visual e hiperconcorrência tem uma expressão mais acentuada face às pressões comerciais que cercam o setor dos meios de comunicação social. Objetivos: Avaliar as capas dos quatro jornais diários generalistas portugueses durante um ano, de modo a compreender se as caraterísticas formais da tabloidização têm expressão nestes periódicos. Métodos: Através de uma análise direta de 54 capas de cada diário, e com base no esquema proposto por Colin Sparks (2000), quantificámos o número de destaques e de imagens nas primeiras páginas e categorizámos esses destaques face ao enfoque (público ou privado) e face à temática (leves ou sérias). Resultados: Concluímos que o Correio da Manhã e o Jornal de Notícias são os títulos de imprensa onde as caraterísticas do fenómeno da tabloidização são mais visíveis. Em sentido contrário, o Jornal i e o Público são os diários que apresentam menos indícios de tabloidização. Conclusões: A tabloidização está presente de forma mais visível nos dois jornais diários generalistas que são líderes de mercado, o que vai ao encontro da corrente que defende que o tratamento jornalístico de temáticas mais leves pode ser uma forma de contornar a crise dos media.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: The phenomenon of media tabloidization, based on the predominance of light news, increase of the visual and hyper-concurrence, is more pronounced in face of the economic pressures surrounding the media sector. Objetives: To evaluate the front pages of the four Portuguese generalist daily newspapers during a year, in order to understand whether the formal characteristics of tabloidization have any expression in these periodicals. Methods: Through a direct analysis of 54 covers of each diary, and based on the scheme proposed by Colin Sparks (2000), we quantified the number of news and imagens on the front pages and categorized them in terms of the focus (public or private) and the theme (light or hard). Results: We concluded that Correio da Manhã and Jornal de Notícias are the press titles in which the singularities of the tabloidization phenomenon are most visible. On the contrary, Jornal i and Público are the newspapers with the least signs of tabloidization. Conclusions: Tabloidization is more visible in the two generalist daily newspapers that are market leaders, which confirms the idea that argues that the journalistic treatment of lighter themes may be a way to overcome the economic media crisis.pt_PT
dc.description.abstractIntroducción: El fenómeno de la tabloidización de los medios, basado en el predominio del contenido ligero, el dominio de lo visual y la hipercompetencia, es más pronunciado frente a las presiones comerciales que rodean al sector de los medios. Objetivos: Evaluar las primeiras paginas de los cuatro diarios generalistas portugueses durante un año, a fin de comprender si las características formales de la tabloidización tienen alguna expresión en estas publicaciones periódicas. Métodos: A través de un análisis directo de 54 ediciones de cada diario, y en base al esquema propuesto por Colin Sparks (2000), cuantificamos el número de noticias e imágenes en las primeras paginas y los clasificamos en términos del enfoque (público o privado) y del tema (leve o serio). Resultados: Concluimos que el Correio da Manhã y el Jornal de Notícias son los títulos de prensa donde las singularidades del fenómeno de tabloidización son más visibles. Por el contrario, el Jornal i y Público son los periódicos con menos signos de tabloidización. Conclusiones: La tabloidización es más visible en los dos diarios generalistas que son líderes del mercado, cumplindo con la idea de que el tratamiento periodístico de temas más ligeros puede ser una forma de sortear la crisis de los medios de comunicación.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.29352/mill0205e.06.00317pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6859
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPVpt_PT
dc.subjecttabloidizaçãopt_PT
dc.subjectnotícias sériaspt_PT
dc.subjectnotícias levespt_PT
dc.subjectimprensapt_PT
dc.subjectjornaispt_PT
dc.subjectinformaçãopt_PT
dc.subjecttabloidizationpt_PT
dc.subjectlight newspt_PT
dc.subjecthard newspt_PT
dc.subjectnewspaperspt_PT
dc.subjectinformationpt_PT
dc.titleA Tablodização nos jornais generalistas portuguesespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage83pt_PT
oaire.citation.issueed. Espec n.º 5pt_PT
oaire.citation.startPage75pt_PT
oaire.citation.titleMillenium, Journal of Education, Technologies and Healthpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameMartins Mota
person.givenNameJoana
person.identifier.ciencia-idD111-0954-DE13
person.identifier.orcid0000-0002-1667-7513
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication78f7d245-5128-4307-a7aa-cea6c926f798
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery78f7d245-5128-4307-a7aa-cea6c926f798

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
19654-Article Text-76570-1-10-20200622 (7).pdf
Size:
938.12 KB
Format:
Adobe Portable Document Format