Repository logo
 
Publication

Estatuto do português no mundo atual: reflexões sobre a sua abordagem na formação de futuros profissionais da educação

dc.contributor.authorSá, Cristina Manuela Branco Fernandes de
dc.contributor.authorMacário, Maria João
dc.contributor.authorSilva, Maria Cristina Vieira da
dc.date.accessioned2022-03-21T10:03:00Z
dc.date.available2022-03-21T10:03:00Z
dc.date.issued2021
dc.date.updated2022-03-17T10:56:21Z
dc.description.abstractUma proficiente comunicação oral e escrita faz parte das competências essenciais a serem desenvolvidas na sociedade do século XXI. Neste contexto, cabe refletir sobre as representações de (futuros) professores acerca da Língua Portuguesa (LP) e da forma como esta é ensinada/aprendida, já que estas terão repercussões nas aprendizagens dos seus (futuros) alunos. Apresentamos um estudo exploratório tendo por informantes futuros professores em formação, a frequentar o 1.º ano de uma licenciatura em Educação Básica, no ano letivo de 2015/2016. Foram recolhidas as respostas dadas pelos 85 estudantes a um questionário. Recorremos a uma combinação de estatística descritiva (frequências absolutas e relativas) e análise de conteúdo e usámos categorias a posteriori, desenvolvidas em estudos anteriores. Neste artigo, apresentamos os resultados relativos às representações dos estudantes sobre o estatuto da LP no mundo. A sua interpretação revelou que os nossos inquiridos: apresentavam uma conceção da LP com contornos de natureza afetiva; tinham dificuldade em situá-la entre as línguas mais faladas no mundo e no ciberespaço; estavam muito focados no espaço geográfico nacional; definiam lusofonia maioritariamente em função de critérios geográficos; posicionavam-se relativamente ao Português do Brasil de forma ambivalente, oscilando entre uma espécie de amor (resultante do seu contributo para o conhecimento da língua materna da maioria deles) e de ódio (derivado da perda de “pureza” da LP nesse território outrora colonizado por Portugal). Face a estes resultados, é importante pensar formas de promover a educação numa sociedade multicultural e multilingue para uma vivência sociocultural mais consciente, por parte destes futuros profissionais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-2954376
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7168
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.subjectEstatuto da Língua Portuguesapt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.titleEstatuto do português no mundo atual: reflexões sobre a sua abordagem na formação de futuros profissionais da educaçãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage2641pt_PT
oaire.citation.startPage2625pt_PT
oaire.citation.titleAnais do VI SIMELP Da união à diversidade: tomo 2pt_PT
person.familyNameBártolo Macário
person.givenNameMaria João
person.identifier.ciencia-id4D16-C476-B377
person.identifier.orcid0000-0002-7630-2713
rcaap.cv.cienciaid4D16-C476-B377 | Maria João Bártolo Macário
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa9c2efa3-253c-415f-8a64-3aa5a7a4de3c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya9c2efa3-253c-415f-8a64-3aa5a7a4de3c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Anais_VI_SIMELP_-_Tomo_2__1_.pdf
Size:
35.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: