Publication
Estatuto do português no mundo atual: reflexões sobre a sua abordagem na formação de futuros profissionais da educação
dc.contributor.author | Sá, Cristina Manuela Branco Fernandes de | |
dc.contributor.author | Macário, Maria João | |
dc.contributor.author | Silva, Maria Cristina Vieira da | |
dc.date.accessioned | 2022-03-21T10:03:00Z | |
dc.date.available | 2022-03-21T10:03:00Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.updated | 2022-03-17T10:56:21Z | |
dc.description.abstract | Uma proficiente comunicação oral e escrita faz parte das competências essenciais a serem desenvolvidas na sociedade do século XXI. Neste contexto, cabe refletir sobre as representações de (futuros) professores acerca da Língua Portuguesa (LP) e da forma como esta é ensinada/aprendida, já que estas terão repercussões nas aprendizagens dos seus (futuros) alunos. Apresentamos um estudo exploratório tendo por informantes futuros professores em formação, a frequentar o 1.º ano de uma licenciatura em Educação Básica, no ano letivo de 2015/2016. Foram recolhidas as respostas dadas pelos 85 estudantes a um questionário. Recorremos a uma combinação de estatística descritiva (frequências absolutas e relativas) e análise de conteúdo e usámos categorias a posteriori, desenvolvidas em estudos anteriores. Neste artigo, apresentamos os resultados relativos às representações dos estudantes sobre o estatuto da LP no mundo. A sua interpretação revelou que os nossos inquiridos: apresentavam uma conceção da LP com contornos de natureza afetiva; tinham dificuldade em situá-la entre as línguas mais faladas no mundo e no ciberespaço; estavam muito focados no espaço geográfico nacional; definiam lusofonia maioritariamente em função de critérios geográficos; posicionavam-se relativamente ao Português do Brasil de forma ambivalente, oscilando entre uma espécie de amor (resultante do seu contributo para o conhecimento da língua materna da maioria deles) e de ódio (derivado da perda de “pureza” da LP nesse território outrora colonizado por Portugal). Face a estes resultados, é importante pensar formas de promover a educação numa sociedade multicultural e multilingue para uma vivência sociocultural mais consciente, por parte destes futuros profissionais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.slug | cv-prod-2954376 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7168 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém | pt_PT |
dc.subject | Estatuto da Língua Portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Representações | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.title | Estatuto do português no mundo atual: reflexões sobre a sua abordagem na formação de futuros profissionais da educação | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 2641 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 2625 | pt_PT |
oaire.citation.title | Anais do VI SIMELP Da união à diversidade: tomo 2 | pt_PT |
person.familyName | Bártolo Macário | |
person.givenName | Maria João | |
person.identifier.ciencia-id | 4D16-C476-B377 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7630-2713 | |
rcaap.cv.cienciaid | 4D16-C476-B377 | Maria João Bártolo Macário | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a9c2efa3-253c-415f-8a64-3aa5a7a4de3c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a9c2efa3-253c-415f-8a64-3aa5a7a4de3c |