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Authors
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Abstract(s)
âmbito de diferentes contextos de aprendizagem e formação tenho solicitado
a diferentes formandos (alunos finalistas de Curso Superior na área do Ensino ou
professores já integrados na carreira) um exercício, variante simplificado da família da
tempestade de ideias, segundo o qual podem expressar livremente palavras ou expressões
que associam espontânea e intimamente a outras que lhes são previamente apresentadas.
Este exercício costuma apresentar resultados potenciadores de diferentes
análises. No caso vertente, trata-se de apresentar alguns dados e de proceder a um
despretensioso e singelo estudo das representações dos sujeitos envolvidos neste
exercício a propósito de determinada expressão.
Estes constituem dois grupos distintos: de um fazem parte professores dos 1º, 2º
e 3º ciclos do ensino básico, bacharéis, com variados níveis etários e diferentes
posicionamentos na carreira docente (desde o terceiro escalão aos de fim de carreira).
São 79 os sujeitos deste grupo; o outro é formado por 21 indivíduos, alunos do último
ano de um curso de formação inicial de professores, de diversas variantes.
Para além da apresentação crua de alguns dados curiosos, interessa-me, neste
caso concreto, descortinar eventuais correlações significativas entre as representações
que os dois grupos têm acerca dos mesmos termos. Escolhi os termos “escola actual” e
“criança”. Assim, como já se disse, cada um dos elementos dos dois grupos expressou
espontaneamente, em condições de resposta semelhantes, a primeira ideia que lhe surgiu
sobre aqueles (e outros) vocábulos, os quais lhes foram dados apenas no momento do
exercício (desconhecidos até então).
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Keywords
Escola actual Crianças