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Todos Diferentes, Todos Pais: Um programa de educação parental para famílias de crianças com Autismo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorFelizardo, Sara
dc.contributor.authorMorganho, Patrícia Alexandra Batista
dc.date.accessioned2016-03-15T14:04:31Z
dc.date.available2016-03-15T14:04:31Z
dc.date.issued2015-07
dc.description.abstractUma deficiência/incapacidade pode constituir-se como um fator de risco no desenvolvimento da criança, acarretando maiores níveis de stress para o sistema familiar, decorrentes das exigências do seu cuidado. As famílias de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), estão sujeitas a níveis de stress mais elevados inerentes às especificidades e carácter permanente da problemática. Este estudo pretende compreender quais as principais preocupações, prioridades e recursos das famílias para, a partir daí, construir um programa de educação parental que permita capacitá-las a nível emocional e (in)formativo, melhorando a relação com a criança/jovem. Aplicou-se um plano de investigação-ação com recolha transversal de dados, recorrendo a uma entrevista semiestruturada, Inventário de Necessidades da Família (Bailey & Simeonsson, revisão, 1990), Índice de Stress Parental (Abidin & Santos, 2003) e um questionário sociodemográfico. A amostra de conveniência era composta por 11 cuidadores de crianças com PEA de um Agrupamento de Escolas de referência no Ensino Estruturado do Autismo do concelho da Figueira da Foz, abrangendo desde o nível pré-escolar ao ensino secundário. Concluiu-se que as principais necessidades destas famílias são de apoio (in)formativo e a nível familiar e social, verificando-se uma parca rede de suporte informal e uma lacuna a nível de suporte formal específico para PEA no concelho. Regista-se ainda uma preocupação com o futuro, transversal a todas as faixas etárias das crianças/jovens e níveis de stress superiores aos valores normativos, à exceção do que se refere ao ajustamento emocional e afetivo da criança/jovem.pt_PT
dc.description.abstractA disability can become a risk factor in children development, increasing stress levels in the family system due to their more demanding care and educational tasks. Families of children with Autism Spectrum Disorders (ASD) are subjected to increased stress levels as a result of the specific features of the disorder. This study aims to comprehend the main concerns, priorities and resources of the families and from there elaborate a parenting program that can empower them on an emotional and (in)formative level. An action research and transversal study was conducted, using the following instruments of data collecting: semi-structured interview, Family Needs Survey (Bailey & Simeonsson, revised, 1990), Parent Stress Index (Abidin & Santos, 2003) and a socio-demographic survey. The convenience sample was consisted of eleven caretakers of children/youngsters with ASD from an Early Childhood Intervention reference Scholl Group in the Figueira da Foz County, attending from pre-school to high school levels. Findings show that the main needs of these families are related to information support regarding the ASD and social and emotional support, thus showing a poor informal support net and a lack of formal support specifically adapted to ASD in the County. There’s also a denoted concern with the future, something that is transversal to all of the children/youngsters age range, and higher stress levels than the normative ones, in exception to the emotional and affective adjustment of the child/youngster.pt_PT
dc.identifier.tid201087774
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3112
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjecteducação parentalpt_PT
dc.subjectperturbações do espectro do autismopt_PT
dc.subjectnecessidades das famíliaspt_PT
dc.subjectstress parentalpt_PT
dc.subjectcriançaspt_PT
dc.subjectnecessidades educativas especiaispt_PT
dc.titleTodos Diferentes, Todos Pais: Um programa de educação parental para famílias de crianças com Autismopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Riscopt_PT

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