Repository logo
 
Publication

Perturbações da Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem: Perceções dos docentes de Ensino regular

dc.contributor.authorBaptista, Cláudia Sofia Lopes
dc.date.accessioned2018-05-02T10:05:14Z
dc.date.available2018-05-02T10:05:14Z
dc.date.issued2017-10-03
dc.description.abstractAs Perturbações da Linguagem (PL) têm tendência a serem pouco valorizadas ou a serem diagnosticadas tardiamente, o que representa um risco aumentado de posteriores dificuldades na leitura e escrita, socialização e comportamento. Quando o processo de aprendizagem do aluno não ocorre conforme o esperado, tanto para a sua faixa etária como para o seu nível de ensino, passa a pertencer ao grupo heterogéneo das Dificuldades de Aprendizagem (DA) que são a problemática com maior taxa de prevalência (48%) dentro do grande grupo das Necessidades Educativas Especiais (NEE), segundo bibliografia da especialidade. Os professores do ensino regular são dos primeiros profissionais que entram em contacto com crianças com PL e/ou DA, sendo chamados a opinar e a orientar estes alunos. Consequentemente, é fundamental que estes profissionais tenham as adequadas noções acerca das dificuldades que os alunos com PL e/ou DA enfrentam, para que possam descobrir respostas adequadas e eficazes, em conjunto com uma equipa multidisciplinar, sempre que necessário. Assim, este projeto de investigação tem como objetivo principal identificar e analisar as conceções dos docentes do ensino regular (1.º, 2.º e 3.º ciclos) face às PL e DA, através da aplicação de um questionário a trinta docentes de um Agrupamento de Escolas. Os resultados demonstram que a maioria dos docentes apresenta noções adequadas face à PL e DA e concordam que estas perturbações estão relacionadas.pt_PT
dc.description.abstractLanguage Disorders tend to be poorly valued or diagnosed late, which represents an increased risk of later difficulties in reading and writing, socialization and behavior. When the student's learning process does not occur as expected, both for their age group and for their level of education, it belongs to the heterogeneous group of Learning Disabilities that have the higher prevalence rate (48%) within the large group of Special Educational Needs. Regular teachers are the first professionals to come into contact with children with Language Disorders and/or Learning Disabilities, and are called upon to advice and guide these students. Consequently, it is essential for these professionals to have adequate notions about the Language Disorders and/or Learning Disabilities students face, so they can discover appropriate and effective responses, together with a multidisciplinary team, whenever necessary. Thus, this research project has as main objective to identify and analyze the conceptions of teachers of regular education (1st, 2nd and 3rd cycles) in relation to the Language Disorders and Learning Disabilities, through the application of a questionnaire to thirty teachers. The results show that most teachers present adequate notions regarding Language Disorders and Learning Disabilities, and agree that these disorders are related.pt_PT
dc.identifier.tid201906775pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4895
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectlinguagempt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectperturbações da linguagempt_PT
dc.subjectdificuldades de aprendizagempt_PT
dc.subjectensino regularpt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectlanguage disorderspt_PT
dc.subjectlearning disabilitiespt_PT
dc.subjectregular schoolpt_PT
dc.titlePerturbações da Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem: Perceções dos docentes de Ensino regularpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Projeto_ClaudiaBatista_final_revisto.pdf
Size:
1.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: