Publication
Validação do questionário de mapeamento do conhecimento ético em estudantes de enfermagem
dc.contributor.author | Cunha, Madalena | |
dc.contributor.author | Cunha, Maria do Céu | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Teresa | |
dc.contributor.author | Nunes, Celso | |
dc.contributor.author | Estudantes do 25ºCLE | |
dc.date.accessioned | 2017-01-09T10:26:17Z | |
dc.date.available | 2017-01-09T10:26:17Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO A construção e validação de instrumentos válidos que permitam obter informações sobre o Conhecimento Ético, é necessária, uma vez que se torna essencial que o enfermeiro pense, reflita e oriente a sua prática de acordo com o seu respetivo código deontológico. OBJETIVO Descrever o processo de validação do Questionário Mapeamento do Conhecimento Ético (QMCE). MÉTODOS Participaram 85 estudantes de enfermagem, com média de idades de 20,96 anos. Foi analisada a consistência interna e a validade de constructo. O Questionário Mapeamento do Conhecimento Ético (Cunha et al., 2013), é constituído por 4 Partes: Parte I: Dados Biográficos e Académicos, Parte II: Modo de Agir, Parte III: Escala Tipologia dos Valores (ETV), Parte IV: Escala Valores/Deveres e Éticos (EVDE). RESULTADOS O alfa de Cronbach final da Escala Tipologia dos Valores (alfa=.839), revelou uma boa consistência interna, assim como os da Escala Valores/Deveres e Éticos (alfa=.870). Os estudantes apresentaram na sua maioria um nível de conhecimento positivo, na Parte III Escala Tipologia dos Valores (ETV) e Parte IV: Escala Valores/Deveres e Éticos (EVDE), respetivamente com 50.6% e 55.3%. CONCLUSÕES As propriedades psicométricas do Questionário Mapeamento do Conhecimento Ético certificam a sua qualidade, enquanto instrumento a utilizar na avaliação do nível de conhecimento ético dos estudantes de enfermagem. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cunha, M., Cunha, M. C., Rodrigues, T., Nunes, C., & Estudantes do 25ºCLE. (2016). Validação do questionário de mapeamento do conhecimento ético em estudantes de enfermagem, 59(2), 31-39. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0871-2379 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/3632 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ACEPS | pt_PT |
dc.relation | FCT, IPV, CI&DETS | pt_PT |
dc.subject | Estudantes | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento Ético | pt_PT |
dc.title | Validação do questionário de mapeamento do conhecimento ético em estudantes de enfermagem | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 39 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 31 | pt_PT |
oaire.citation.title | Servir | pt_PT |
oaire.citation.volume | 59 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Validação do Questionário de Mapeamento do Conhecimento Ético em Estudantes de Enfermagem.pdf
- Size:
- 462.58 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: