Repository logo
 
Publication

Tempo e quotidiano pedagógico : Das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas

dc.contributor.advisorGomes, António Ferreira
dc.contributor.advisorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.contributor.authorMendinhas, Cristina Maria de Sousa Pereira
dc.date.accessioned2013-11-20T14:43:15Z
dc.date.available2013-11-20T14:43:15Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio é constituído por duas partes complementares. A primeira parte corresponde a uma apreciação crítica do percurso da Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Caracterizamos os contextos de ensino, analisamos as práticas concretizadas e as competências e conhecimentos desenvolvidos. A segunda parte do Relatório corresponde ao trabalho de investigação sobre a rotina educativa na educação de infância. O estudo visou contribuir para a compreensão da implementação de uma rotina educativa, sua identificação e apropriação pelas crianças, em termos de discurso e de sustentação de decisões e ações ao longo do dia. Para tal, foi analisada a organização das rotinas e de que forma estas favoreciam as práticas quotidianas na sala de atividades. Mobilizou-se uma abordagem qualitativa, num Jardim de Infância público, cujo trabalho de campo incluiu vários instrumentos de recolha de dados, tais como: observação participativa, notas de campo, entrevistas etnográficas à educadora e às crianças, consulta de documentos orientadores, desenho, fotografia e análise de artefactos. Ao longo do trabalho, concluímos que a construção das rotinas educativas contribuiu para a estruturação de uma boa educação. No final do primeiro período, o grupo de crianças já conseguia identificar um momento explícito da rotina, como o seu favorito, verificando-se posteriormente uma evolução na participação nas atividades e na escolha das mesmas, ou seja, um aumento de autonomia e autoestima. Analisouse, ainda, a importância da rotina educativa para a educadora e as estratégias adotadas por esta, na sua prática.por
dc.description.abstractABSTRACT This Final Report of Internship consists of two parts. The first part corresponds to a critical appreciation of the course of Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Elementary School Basic Education. We characterize the teaching contexts, analyze the practices implemented and the developed skills and knowledge. The second part of the Report corresponds to the research done regarding the educational routine in early childhood education. The study is aimed to contribute to the understanding of the implementation of an educational routine, its identification and adaptation by the children in terms of discourse and sustaining decisions and actions throughout the day. To this end, we analyzed the organization of routines and how these daily practices favored the activities in the classroom. A qualitative approach was used, in a public preschool, in which the field work includes several data collection instruments, such as participant observation, field notes, ethnographic interviews with educators and children, consulting guidance documents, drawings, photographs and artifact analysis. Throughout the work, we conclude that the construction of educational routines contributed to the structuring of a good education. At the end of the first period, the group of children were able to identify an explicit moment of routine as their favorite, and subsequently we verified a change in their participation and choice in the activities, that is, an increase of autonomy and the self-esteem. We analyzed also the importance of routine or the teacher and the strategies which were adopted, in its practice.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1919
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseupor
dc.subjectEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectRotina Educativapor
dc.subjectEducação de Infânciapor
dc.subjectDesempenho profissionalpor
dc.subjectReflexãopor
dc.titleTempo e quotidiano pedagógico : Das práticas educativas às competências reflexivas e investigativaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
relatorio final de estágio.pdf
Size:
12.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: