Repository logo
 
Publication

Entre riscos e rabiscos: da leitura à representação (gráfica) de provérbios

dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel
dc.contributor.authorAmante, Susana
dc.contributor.authorMatos, Isabel Aires
dc.contributor.authorBalula, João Paulo
dc.date.accessioned2016-12-30T13:23:35Z
dc.date.available2016-12-30T13:23:35Z
dc.date.issued2016-10-06
dc.description.abstractDe tradição oral e de origem remota, os provérbios circunscrevem a realidade cultural dos seus criadores e utilizadores. A sua riqueza reside, por um lado, na mensagem sintética e por isso, também, pragmática, ao ser utilizada como âncora em contextos específicos; reside, por outro lado, na construção de metáforas conceptuais, tradutoras de verdades e generalizações sedimentadas na observação empírica. É nestas que a língua portuguesa (LP) germina a dimensão cultural e permite a exploração de mundividências partilhadas, transparentes, translúcidas ou opacas. O trabalho que propomos apresentar descreve um conjunto de atividades realizadas com alunos do 5.o ao 8.o ano de escolaridade, no âmbito de um programa desenvolvido por um agrupamento de escolas da região de Viseu e uma instituição de ensino superior durante o ano letivo de 2013-2014. As atividades que propusemos implicaram considerar a LP a partir de diferentes prismas, perspetivando-a não só como código verbal, como herança cultural, mas também como espaço de criação e criatividade. Assim, a sedimentação de significados que foram construindo a LP é apresentada aos alunos como enigma a desvelar. Neste sentido, propomos a) analisar a representação gráfica de provérbios feita por alunos do ensino básico; b) refletir sobre a influência da LP na formação de provérbios em países de expressão portuguesa. A sua interpretação é padronizada, mas permeável a ambiguidades. Neste caso, e a partir da comparação de um exercício de equivalência entre provérbios representados pela variedade do português, revelamos a seleção dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractDipping back into the oral tradition and remote past, proverbs circumscribe the cultural reality of their creators and users. Their wealth lies, on the one hand, in the synthetic message and, thus, also a pragmatic one, being used as an anchor in specific contexts; on the other hand, in the construction of conceptual metaphors, translating truths and generalizations grounded in an empirical observation. The Portuguese Language (PL) germinates its cultural dimension from these and it allows the exploration of shared worldviews, which may be transparent, translucent or opaque. This paper describes a set of activities developed with students in grades 5 to 8, as part of a programme by a schools group in the region of Viseu in connection with a Higher Education Institution, during the school year of 2013-14. The activities that we proposed required the PL to be considered through different prisms, addressing it not only as a linguistic code, as cultural heritage, but also as a space for creation and creativity. Therefore, the sedimentation of meanings that have built the PL is presented to students as a puzzle to be solved. In this context, we aim at a) analysing the pictorial representation of proverbs by elementary school students; b) reflecting upon the influence of the PL in the creation of proverbs in Portuguese-speaking countries. Their interpretation is standardised, but potentially permeable to ambiguity. In this case, and from the comparison of an exercise of equivalence among proverbs represented by the variety of Portuguese, we reveal the students’ choice.pt_PT
dc.description.sponsorshipCI&DETS - IPVpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, A. I., Amante, S., Matos, I. A., & Balula, J. P. (2016). Entre riscos e rabiscos: da leitura à representação (gráfica) de provérbios. In C. A. Gomes, M. Figueiredo, H. Ramalho, & J. Rocha (Coords.). XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação (pp. 946-955). Viseu: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3558
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt_PT
dc.subjectLiteratura de tradição oralpt_PT
dc.subjectProvérbiospt_PT
dc.subjectLíngua Portuguesapt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.titleEntre riscos e rabiscos: da leitura à representação (gráfica) de provérbiospt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage955
oaire.citation.startPage946
oaire.citation.titleAtas do XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educaçãopt_PT
person.familyNameSilva
person.familyNameMOTA ROBOREDO AMANTE
person.familyNamePaulo Rodrigues Balula
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameFÁTIMA SUSANA
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-id7619-AD86-DEE0
person.identifier.ciencia-id3315-1423-5042
person.identifier.ciencia-id0B1F-4943-E17A
person.identifier.orcid0000-0002-5751-3902
person.identifier.orcid0000-0002-1300-0785
person.identifier.orcid0000-0003-1598-1406
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55
relation.isAuthorOfPublication737a6b3b-0bd7-4ba8-bbb0-570b2e38c3dc
relation.isAuthorOfPublication9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Silva_et_al_SPCE2016.pdf
Size:
633.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: