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Envolvimento parental no cumprimento dos direitos de crianças e jovens: perceções de adolescentes portugueses

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Este trabalho tem como objetivo contribuir para aprofundar conhecimentos sobre o envolvimento parental na adolescência, uma fase de diferentes mudanças podendo ser acompanhada de alguns riscos. A criança como ser humano menor de 18 anos possui direitos imprescindíveis ao seu desenvolvimento. A vinculação é a primeira ligação duradoura que ocorre entre a criança e a sua figura de vinculação que auxilia no seu desenvolvimento. A parentalidade positiva baseia-se no respeito dos direitos e interesses criança como pessoa, estabelecendo limites sem recorrer a violência. O conceito de envolvimento parental na literatura liga-se maioritariamente com o contexto escolar e abarca seis tipos de envolvimento. Conforme vários estudos, a importância do envolvimento parental deve-se às suas consequências positivas relacionadas com o sucesso académico. O estudo deste trabalho recorreu a um questionário aplicado a 889 adolescentes entre os 12 e os 18 anos, 535 do género feminino e 349 do género masculino, 522 no 3º ciclo do ensino básico e 367 do secundário, no âmbito do Projeto Adélia. Percebeu-se que os adolescentes nem sempre confirmaram o envolvimento parental dos seus pais/cuidadores, existindo algumas diferenças a nível de género, escolaridade e idade sobre algumas questões. Os rapazes têm uma perceção mais negativa do que as raparigas, os adolescentes do 3º ciclo têm perceções mais negativas do que os do ensino secundário e em certas questões o aumento da idade indicava respostas mais positivas. As respostas foram tendencialmente negativas, provando uma necessidade de trabalhar o envolvimento parental e a parentalidade positiva tal como realizar mais estudos.
This work aims to contribute to a deeper knowledge about parental involvement during adolescence, a phase of various changes and may be accompanied by some risks. The child, as a human under 18 years old, has indispensable rights for their development. Attachment is the first long-term connection that occurs between the child and their attachment figure, which assists in their development. Positive parenting is based on respecting the rights and interests of the child as an individual, setting limits without resorting to violence. The concept of parental involvement in the literature is mostly linked to the school context and aggregates six types of involvement. According to various studies, the importance of parental involvement is due to its positive consequences related to academic success. The study in this work resorted to a questionnaire administered to 889 adolescents aged between 12 and 18 years, 535 of the female gender and 349 of the male gender, 522 middle schoolers 367 high schoolers, as part of the Adelia Project. It was observed that adolescents didn’t always confirm parental/caregiver involvement, existing some differences in gender, education, and age concerning specific issues. Boys had a more negative perception than girls, adolescents of middle school had more negative perception than high school adolescents and in certain questions as age increased it indicated more positive answers. In general, answers tended to be more negative, proving the need to work on parental involvement and positive parenting as well as doing more studies.

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Adolescentes direitos parentalidade positiva envolvimento parental projeto Adéli adolescents rights positive parenting parental involvement Adélia Project

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