Repository logo
 
Publication

Há aprendizagem que não seja ativa?! Definições, irresoluções, algumas provocações e demais considerações sobre aprendizagem ativa no ensino superior

dc.contributor.authorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.contributor.authorFranco, Amanda
dc.date.accessioned2022-01-28T14:56:56Z
dc.date.available2022-01-28T14:56:56Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO presente artigo emerge do projeto educacional EQuIPES – Estudo de Qualidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior, sediado no Instituto Politécnico de Viseu, cujo objetivo principal é caracterizar e contribuir para a qualidade das práticas pedagógicas da comunidade docente desta Instituição do Ensino Superior, com especial enfoque na Aprendizagem Ativa. A Aprendizagem Ativa tem sido amplamente proclamada nos discursos relativos ao Ensino Superior, a nível nacional e internacional. Subsistem, contudo, questões conceptuais e de definição, assim como questões práticas, que se revelam pertinentes. Face à sua preconizada importância no âmbito do Ensino Superior, e centralidade para o projeto EQuIPES, propomo-nos a realizar o seguinte, no presente artigo: (i) explorar a relevância da implementação de metodologias e/ou estratégias de Aprendizagem Ativa no Ensino Superior; (ii) identificar e descrever metodologias e estratégias de Aprendizagem Ativa implementadas no Ensino Superior; (iii) analisar o(s) conceito(s) de Aprendizagem Ativa e discernir as suas dimensões-chave; e (iv) avançar com considerações sobre questões em aberto e pontos críticos nesta área, referentes, nomeadamente, a linhas de investigação que poderiam contribuir para o esclarecimento de quem investiga a Aprendizagem Ativa e/ou implementa práticas de Aprendizagem Ativa e, também, a estratégias de apoio à disseminação das práticas orientadas para a Aprendizagem Ativa no Ensino Superior. Estes propósitos orientaram uma revisão de estudos publicados sobre Aprendizagem Ativa no Ensino Superior que sustenta o presente artigo. Neste âmbito, partindo da premissa de que a Aprendizagem Ativa é aliada da qualidade pedagógica no Ensino Superior, poderá ser crucial acompanhar as/os docentes, por um lado, na reflexão sobre as suas práticas pedagógicas e, por outro lado, na apropriação de metodologias e/ou estratégias de Aprendizagem Ativa, nomeadamente em projetos associados aos modos de ser docente e de praticar o ser docente no Ensino Superior.pt_PT
dc.description.abstractThe present paper emerges from the educational project EQuIPES – Study of the Quality and Pedagogical Innovation in Higher Education, based on the Polytechnic Institute of Viseu, and which main goal is to characterize and contribute to the quality of faculty’s pedagogical practices at this Higher Education Institution, with a special focus on Active Learning. Active Learning has been broadly announced in the discourse concerning Higher Education, at a national and international level. Relevant conceptual and definition issues subsist, however, as well as practical issues. In light of its advocated relevance in the context of Higher Education, as well as its centrality to the EQuIPES project, we propose to undertake the following in the present paper: (i) to explore the relevance of implementing Active Learning methodologies and/or strategies in Higher Education; (ii) to identify and describe Active Learning methodologies and strategies used in Higher Education; (iii) to analyze the concept(s) of Active Learning and discern its key-dimensions; and (iv) to make considerations about questions that have not yet been answered to, as well as critical areas in this field, namely referring to lines of research that could contribute to enlighten those who research Active Learning and/or those who implement Active Learning practices and, furthermore, to strategies to support the dissemination of practices oriented to Active Learning in Higher Education. These goals guided a revision of studies published on Active Learning in Higher Education, which underpins the present paper. Here, and starting from the premise that Active Learning is an ally of pedagogical quality in Higher Education, it might be crucial to accompany faculty, on the one hand, in reflecting on their pedagogical practices and, on the other hand, in incorporating Active Learning methodologies and/or strategies, namely in the context of projects associated to ways of being a teacher and practicing teaching in Higher Education.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFranco, A., & Figueiredo, M. P. (2021). Há aprendizagem que não seja ativa?! Definições, irresoluções, algumas provocações e demais considerações sobre aprendizagem ativa no ensino superior. Interacções, 17(58), 195-212.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7048
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationEQuIPES - (Estudo de Qualidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior - ref. PROJ/IPV/ID&I/022pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/25214pt_PT
dc.subjectAprendizagem ativapt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectQualidade pedagógicapt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectMetodologias e estratégiaspt_PT
dc.subjectActive learningpt_PT
dc.subjectHigher Educationpt_PT
dc.subjectPedagogical qualitypt_PT
dc.subjectMethodologies and strategiespt_PT
dc.subjectPedagogical practicespt_PT
dc.titleHá aprendizagem que não seja ativa?! Definições, irresoluções, algumas provocações e demais considerações sobre aprendizagem ativa no ensino superiorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage212pt_PT
oaire.citation.issue58pt_PT
oaire.citation.startPage195pt_PT
oaire.citation.titleInteracçõespt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
person.familyNamePacheco Figueiredo
person.familyNameRodrigues Franco
person.givenNameMaria
person.givenNameAmanda
person.identifier.ciencia-id8C11-3B00-7E06
person.identifier.ciencia-id161C-244B-E617
person.identifier.orcid0000-0002-7758-4257
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0
relation.isAuthorOfPublicationf84acdcf-01fc-42f4-99c6-0a1222fad0c6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf84acdcf-01fc-42f4-99c6-0a1222fad0c6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
25214-Texto do Trabalho-104738-1-10-20211215-1.pdf
Size:
373 KB
Format:
Adobe Portable Document Format